sábado, 8 de outubro de 2011

Sl 23; Is 25. 6-9; Fp 4.4-13; Mt 22.1-14 – 17º após pentecostes – egon


Sejam Felizes em Cristo!

Sérgio era um homem íntegro, correto e muito humilde. Era homem de palavra, quando falava, cumpria. Nunca foi um homem de muitas frescuras, mas sempre teve o que precisava para viver. Certa vez, mediante suas ações para com os outros, ele foi convidado para uma premiação muito importante, onde ele receberia um prêmio de cidadão honorário. Que alegria ele sentiu! Que honra! Mas... era uma festa muito “chique” e ele na sua simplicidade, não tinha dinheiro para alugar ou comprar uma roupa que fosse adequada para ele e para sua família. E ele se sentiu mal por isso.
           Ele sentiu-se como nós nos sentimos quando percebemos que a roupa que vestimos não condiz com o ambiente, ou com a ocasião. A tendência e nos sentirmos deslocados.
Diante de deus, aprendemos que devemos nos vestir da melhor forma possível, com as melhores roupas. Os mais experientes talvez tenham vivido a época em que existiam duas roupas: a de uso diário e a domingueira. A melhor roupa era para o culto! Pois aquele momento é o mais importante. Mas hoje perdemos uma boa parte desta tradição das roupas para o culto, em parte porque foi amplamente ensinado que para Deus não importam as roupas, mas sim o coração; que o que importa é estarmos na casa de Deus. Sem afirmar que isto é certo ou errado, hoje veremos Deus reafirmar o seu convite para sua grande festa, um convite que recebemos desde o nosso batismo. Este convite já nos faz vislumbrar quão grande será a festa de Deus. É por isso que podemos dizer junto com o apóstolo Paulo: Tenham alegria!
       O apóstolo Paulo sofreu muitas privações durante a sua vida, e, assim como outros cristãos, foi perseguido e morto por causa da sua fé. Mas isso não o impediu que tivesse alegria e que compartilhasse a sua alegria com outros. A alegria de ser cristão era maior do que as tristezas.
Esquecemos disto quando passamos dias após dias preocupados com nossos problemas pessoais, lembramos de Deus em um ou outro momento, mas é difícil espantar a tristeza e a insegurança somente pela fé. Conheci uma certa senhora que viva reclamando da vida: reclamava do joelho, reclamava dos preços, reclamava do marido e dos filhos. Ela poderia ter um dia maravilhoso, perfeito, mas se houvesse uma oportunidade de reclamar... E quantos dias da nossa vida passamos assim! Voltados para nossas contas para pagar, ranzinzas porque o time perdeu, preocupados com nossas dores nas costas ou nas pernas... E pensamos e vivemos mais os problemas do que todo o resto. Agimos como aqueles pastores que nos cultos chamam mais o Diabo para expulsar do que falam de Jesus.
É por isso que precisamos ouvir Deus falar através do apóstolo: Tenham alegria!
1 - Tenham alegria porque Deus estará com vocês.
Não há alegria maior do que esta. Saber que o Deus todo poderoso estará olhando por ti, cuidando de você, ouvindo você! Quando esquecemos que Deus está do nosso lado, esquecemos também que todos nossos inimigos já foram vencidos, nos deixamos abater e nossa fé vacila. Precisamos lembrar que O Senhor é nosso Pastor e nada nos faltará. Precisamos lembrar que Ele nos fará descansar, ele renovará as nossas forças e nos guiará por caminhos que, por mais escuros que sejam, não nos atingirão. Precisamos lembrar que somos convidados de honra do Senhor e que a sua bondade e o seu amor sempre estarão conosco.
Repito: Tenham alegria! É o que diz Deus através do apóstolo: “O Senhor virá logo. 6 Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. 7 E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.” Deus quer que a sua vida não seja cheia de medos, de preocupação, de pensamentos e sentimentos ruins, mas Ele deseja que a vida de vocês seja transformada inteiramente, de modo que vocês já consigam ver o banquete que está preparado, a grande festa no céu, oferecida por Jesus, à qual todos nós já estamos convidados. Esta festa será tão boa que Deus quer que ela transforme nossa vida. Pensem no Sérgio, quando reebeu a notícia do prêmio que ganharia: Que alegria deve ter sentido! Esta alegria Deus quer para você! Os problemas não sumiram, o Diabo continua tentando nos derrubar do caminho da salvação, mas... ainda assim podemos ser felizes pois Deus estará conosco!
2 – Tenham alegria porque o Senhor virá logo! Seu convite está estendido, seu chamado está feito. Assim como no texto do evangelho, onde Deus, na pessoa do rei, manda chamar a todos os seus súditos para a festa de casamento que ele daria para seu filho. Mas infelizmente, assim como na parábola, muitos estão ouvindo o convite mas não o estão atendendo, estão rejeitando a festa que Deus está oferecendo! Muitos ouvem as palavras de Deus mas não as guardam no coração, leem a respeito do que Deus sacrifica para esta festa, e mesmo assim rejeitam o seu convite. Talvez muitos de nós ainda hoje estejamos rejeitando o chamado do Rei, enchendo nossas vidas com desculpas esfarrapadas para não estar na sua casa. Mas... o convite continuará estendido! Ouçam este chamado de Deus!
“Mas pastor, na parábola o homem foi expulso porque não tinha as roupas certas. Deus fará isso comigo?” Mesmo que nós quiséssemos vestir nossas melhores roupas para estar dinate de Deus elas seriam trapos imundos, elas seriam vergonha, mais vergonha do que estar vestindo bermuda e chinelo em festa de terno e gravata! Por isso Deus veste aos seus filhos com a única roupa que necessária: Cristo. Esta roupa cobre nossos pecados e nos coloca diante do trono de Deus. Quando Cristo está em nós por meio da fé, nós vestimos a roupa mais linda que se pode vestir!
Repito: Tenham alegria, pois Cristo é a nossa roupa de festa, da grande festa no céu. Vistam-se dele, do seu sacrifício, da sua vitória. E sejam felizes nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário