Liturgias




IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL – IELB
PARÓQUIA PAZ – CORONEL VIVIDA
Rua Duque de Caxias, 168. Telefone: 3232-2381
pazvivida.blogspot.com
Pastor Egon Griesang

LITURGIA DE CULTO – DIA DOS PAIS

1. SAUDAÇÃO:
2. INVOCAÇÃO:
O - Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
TODOS - Amém.

3. Hino:
4. CONFISSÃO DE PECADOS E ABSOLVIÇÃO:
TODOS - Senhor Jesus Cristo, muitas vezes é com coisas de menor importância que nos ofendemos um ao outro – pais e filhos, dificultando o nosso convívio. A impaciência. A pressa. O comodismo. A resposta rude. A eterna desculpa: “Não tenho tempo!” Perdoa-nos, porque muito embora sejamos chamados de pais cristãos, segundo o teu nome, tão pouco honramos o teu nome. Ajuda-nos a levar a sério a tua vontade soberana também em nossa vida, inclusive nas coisas aparentemente secundarias. Deixa-nos começar com isso ainda hoje.
         Tem piedade de nós e ajuda-nos Senhor. Amém.
O - Jesus Cristo diz: “Aquele que crê em mim, fará também as obras que eu faço. E se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (Jo 14.12,13) Em virtude dessa promessa de Jesus Cristo, como ministro da palavra, chamado e ordenado, vos anuncio o perdão de Deus a vós que vos arrependeis de vossos pecados, credes em Cristo Jesus como vosso único e suficiente salvador, que tendes o firme propósito de corrigir a vossa vida com o auxilio do Espírito Santo. Em nome de Deus o Pai, Deus o Filho e Deus Espírito Santo.
C - Amém.

5 - LEITURAS BÍBLICAS:
                                                                  6 - Oração do dia:
O - Ó Deus, protetor de todos os que em ti confiam, multiplica sobre nós a tua misericórdia, a fim de que, sendo tu nosso guia, para que deixemos as coisas temporais sem perder as coisas eternas; mediante Jesus Cristo, teu Filho.
                                                                  C - Amém.
                                                                  7 - Hino:
                                                                  8. mENSAGEM:
                                                                 
                                                                  9 - Recolhimento das ofertas - MOMENTO DAS SERVAS:
                                                                  10 - Oração Geral da Igreja:
 O - Senhor Jesus Cristo, ouvimos a tua Missão, da qual somos incumbidos por ti. Queres que nós pais nos coloquemos à tua disposição como mensageiros da tua salvação. Em todo o lugar e sempre. Tu consideras importante a nossa cooperação. Não admitas que procuremos esquivar-nos dela com desculpas frias e sob o pretexto de “boas razões”. Anima-nos para que não fujamos de ti, mas também adverte-nos  quando pretendemos evitar o encontro contigo. Mostra-nos claramente, como pais, quais as tarefas das que queres incumbir-nos, como e onde queres servir-te de nós. Dá-nos o Espírito que nos faz anunciar palavras de paz e de esperança. Encoraja-nos para não negarmos nossa fé em ti onde exiges testemunho e confissão. Ajuda-nos a honrar o teu nome por nossa conduta e nossa vivência prática. Ouve-nos, Senhor, quando te pedimos em favor de nossos filhos quando na infância, adolescência ou juventude estiverem carregados de fardos que muitas vezes nos trazem sofrimentos. Na tua presença Senhor, estamos também a orar por aqueles cuja miséria e penúria nos são apresentados dia após dia, em nosso país como em todo mundo: nos palcos de guerra onde pais estão desesperados à procura de proteção para seus filhos, fugindo por isso para qualquer lugar onde imaginam ter um pouco de paz. Lembramos ainda aqueles que estão assolados pela fome; tendo que muitas vezes apelar para uma lata de lixo a procura de algum alimento para seus filhos. Intercedemos por... (intercessões). Senhor, nós te confessamos: Fazemos pouco ou nada em favor do nosso próximo. Falhamos onde deveríamos, falhamos como pais e como filhos, falhamos como família cristã. Por isso, olha por nós, dá-nos forças para reconstruir o que está quebrado e juntar o que está separado. Toma sob o teu cuidado todos aqueles pelos quais intercedemos. Dá-nos a certeza do teu amor e da tua salvação. Em Cristo Jesus.  Amém.
11 - A CONFISSÃO DE FÉ: O Credo apostólico:

12. Celebração da Santa Ceia:
TODOS - Senhor Deus, nós te agradecemos por mais uma vez nos convidares a participar da tua Ceia, onde temos o fortalecimento da nossa fé mediante a comunhão verdadeira com o corpo e sangue de Cristo. Louvamos-te também porque tu nos criaste de maneira tão maravilhosa e nos manténs por teu amor, cobrindo-nos com bênçãos materiais e espirituais. Em nome de Jesus Cristo nosso SENHOR e SALVADOR. Amém.
13 - PAI NOSSO: Pai nosso que estás nos céus...
14 - PALAVRAS DA INSTITUIÇÃO –
O - Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, o partiu e o deu aos seus discípulos dizendo: Tomai e comei, isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim. E, semelhantemente também, depois da ceia, tomou o cálice e, tendo dado graças, o entregou dizendo: Bebei todos deste cálice. Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue, que é derramado por vós para a remissão dos pecados. Fazei isto quantas vezes o beberdes, em memória de mim.
A paz do Senhor seja convosco para sempre!      
C: Amém. (desejamos a paz do Senhor uns aos outros)

15 - Hino: Digno és, ó Cordeiro, de todo o louvor, graças nós rendemos por teu amor.
Tua seja a glória e o domínio também, para todo sempre. Amém! Amém!
Teus são os poderes e os tronos também, hoje e para sempre. Amém! Amém!
Glória nas alturas, na terra também, glórias, aleluia. Amém! Amém.
16 - Distribuição da Santa Ceia: Fundo musical

17 - Ação de Graças:
O - Todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice:
C - Anunciais a morte do Senhor até que venha.
O - Demos graças ao Senhor nosso Deus e oremos: Onipotente Deus nós te rendemos graças porque nos reconfortaste por este dom da salvação. Suplicamos-te que o mesmo nos fortaleça a fé em ti e nos dê ardente amor para com o nosso próximo, mediante Jesus Cristo, teu Filho nosso Senhor. Amém.

18 - BÊNÇÃO DOS PAIS E DOS FILHOS:
O - O Senhor vos abençoe com paz de espírito e com saúde corporal. O Senhor coroe de êxito o vosso trabalho e faça prosperar o vosso ofício, a fim de que haja pão sobre a mesa de vossos lares e tenhais tudo o que pertence ao sustento e às necessidades da vida. O Senhor conserve e fortaleça a vossa fé e vos dê forças para viverdes uma vida agradável a Ele. Que vossos lares sejam templo do Senhor. Que a compreensão, o amor, a alegria e a felicidade adornem o vosso lar. Que vossas esposas e filhos vos amem e honrem; Que tenhais a alegria de ver os filhos dos vossos filhos.  Amém.

19 - Bênção FINAL: O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. 
C - Amém!














Todos os textos, mensagens, vídeos, a liturgia e todas as orações deste culto você pode encontrar no blog
pazvivida.blogspot.com



IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL
Paróquia Paz – Coronel Vivida
Telefone: 3232-2381 – www.pazvivida.blogspot.com
Pastor Egon Griesang

Ordem Das Vésperas

1. Saudação:
2. Hino:
3. Início
O – Abre, Senhor, os meus lábios.
C – E a minha boca manifestará o teu louvor.
O – Apressa-te, ó Deus, em me livrar.
C – Apressa-te em ajudar-me, ó Senhor.
T – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora é, e para sempre será – de eternidade a eternidade. Amém. Aleluia!

4. Confissão dos Pecados e Absolvição:
O – A Palavra do Senhor diz que somos maus desde que nascemos e pecadores desde o dia que fomos concebidos. O pecado nos separa de Deus e nos leva para a condenação. Mas, através de Cristo, Deus nos aproxima dele, concedendo seu gracioso perdão a todo aquele que confessa seus pecados e confia na obra salvadora de Jesus. Por isso podemos dizer: Deus é nosso refúgio e fortaleza.
C – Socorro bem presente nas tribulações.
O – Se dissermos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós.
C – Mas, se confessarmos nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda a maldade.
O – Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Por isso, confessemos juntos os nossos pecados:
T – Ó Deus de toda misericórdia, nós te confessamos que, por natureza, somos pecaminosos e impuros, cometendo diariamente pecados contra ti por pensamentos, palavras e ações, tanto pelo que fizemos como pelo que deixamos de fazer. Merecemos por isso a tua eterna condenação. Mas, ó Senhor, suplicamos que por amor de Jesus Cristo, que pagou por nossos pecados na cruz, tu não nos condenes. Tem misericórdia e olha para nós com tua graça através de Cristo, ao qual fomos unidos no batismo. Dá-nos o teu perdão, e com ele um espírito novo e firme, para que na alegria da salvação possamos te servir, acompanhados por ti na força que Cristo nos dá. Confessamos e confiamos, por Jesus.
O – Tendo confessado seus pecados, confiando unicamente no perdão de Deus e desejando o consolo e a direção do Espírito, como ministro da Palavra, chamado e ordenado, eu anuncio a vocês a graça de Deus e, em nome e por ordem de Jesus Cristo, perdoo todos os seus pecados, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
C – Amém. Com a força que Cristo nos dá, queremos levar adiante este perdão e servir ao Senhor com alegria. Amém.

5. Salmo do Dia:
6. Leituras da Palavra:
O – Ó Senhor, tem compaixão de nós.
C – Graças te damos, Senhor.

7. Hino:
8. Mensagem:

9. Recolhimento das Ofertas e Hino:
10. Oração Geral:
O – Suba à tua presença a minha oração, como incenso.
C – E seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.
O – Gracioso Deus e Pai, graças te damos por todas as tuas bênçãos, especialmente pela fé no teu Filho Jesus, pelo qual recebemos perdão, vida e salvação eterna.
C – Graças te damos, Senhor.
O – Graças te damos por nos concederes tua força, consolo e orientação, através de Cristo o Salvador, que vem a nós na Palavra e Sacramentos.
C – Graças te damos, Senhor.
O – Graças te damos Senhor, pelos dons, bens, tempo, corpo e saúde que nos dás para aqui viver. Guia-nos com teu Espírito para aproveitarmos as oportunidades de te servir, com a força que Cristo nos dá, para usarmos tudo isto para levar Cristo aos que tu colocas em nosso caminho diariamente.
C – Guia-nos e usa-nos hoje e todos os dias, Senhor.
O – Graças te damos por nossas congregações, grupos de jovens, servas, leigos e crianças e grupos de estudo bíblico; por nossos pastores e líderes, por cada família que leva teu nome.
C – Abençoa-os e fortalece-os com teu Espírito, Senhor.
O – Graças te damos, Senhor, pelo pão de cada dia. Move-nos com teu amor a usarmos as bênçãos recebidas para o cuidado com nossa família, o amparo aos necessitados e o sustento do teu Reino, através de nossas orações, ofertas, trabalho voluntário e testemunho de nossa fé no Salvador Jesus. Especialmente olha com misericórdia para os que sofrem angústias causadas por enfermidade, violência e morte, vícios, desemprego, calamidades da natureza e males como depressão, desânimo e desespero. Lembramos aqui... (intercessões). Usa a cada um de nós para aliviar as suas dores e levar o bálsamo do amor de Jesus aos corações feridos.
C – Move-nos e ajuda-nos a servir com o amor de Cristo, o Senhor.
T – Acompanhados por teu amor e com a força que somente Cristo pode nos dar, nós pedimos, louvamos e agradecemos, Senhor! Amém.

11. Pai Nosso:
12. Santa Ceia:
O - Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído...
... A Paz do Senhor seja convosco para sempre.
C – Amém.
Distribuição e Hinos:

13. Saudação Mútua:
O – O Senhor esteja convosco.
C – E contigo também.
14. Oração Pela Paz:
O – O Senhor dará força ao seu povo.
C – O Senhor abençoará o seu povo com paz.
O – Ó Deus, de quem procedem todos os desejos santos, todos os bons conselhos e obras justas, dá aos teus servos aquela paz que o mundo não lhes pode dar; para que nossos corações se determinem a cumprir os teus mandamentos, e que, sendo nós por ti amparados contra o temor de nossos inimigos, possamos viver em paz e tranquilidade; mediante os méritos de Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.

15. Benedicamus:
O – Bendigamos ao Senhor!
C – Demos graças a Deus!

16. Despedida e Bênção:
O – Fomos todos orientados, consolados e fortalecidos pelo Senhor com a força de Cristo, na Palavra e Santa Ceia.
C – Podemos ir em paz, levando no coração o amor de Cristo, para nele viver cada dia e para reparti-lo a todos ao nosso redor.
T – Vamos todos com esta certeza: Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação!
O – Por isso, pedimos-te, Senhor: abençoa-nos e guarda-nos; faça o teu rosto brilhar sobre nós e tenha misericórdia de nós. Levante sobre nós teu rosto amoroso e nos dê a paz!
C – Acompanha-nos, ó Pai, com teu amor, na graça de Cristo e na comunhão do Espírito Santo.
T – Amém.

17. Nunc Dimitis (Lc 2.29-32)
T – Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua Palavra. / Porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos. / Luz para revelação aos gentios, e para a glória do teu povo de Israel. / Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora é e para sempre será – de eternidade a eternidade. Amém.
18. Hino Final: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário