quarta-feira, 29 de junho de 2011

3 Dom Pentecostes – Sl 145. 1-14; Zc 9.9-12; Rm 7.14-25ª; Mt 11. 25-30.

A Loucura que nos Salva

                Amados irmãos, creio que todos nós já tivemos o desprazer de ter de acatar ordens de um superior que não era correto em suas atitudes: arrogante, mandão, briguento, orgulhoso ou qualquer outra característica desaconselhável para um bom líder. Normalmente no ambiente de trabalho destas pessoas afloram brigas e intrigas.
                Ou então já estivemos sentados no banco do carona, seguindo por estradas em alta velocidade, com motoristas que não respeitavam as leis de trânsito, nos colocando em perigo e nos fazendo ter medo.
                Não seria muito melhor se tivéssemos bons líderes? Pessoas tementes a Deus e que procuram fazer o correto? Não seria muito melhor andar com motoristas que respeitam a lei, sem exceder a velocidade permitida, e que andem no lado certo da rua?
                Certamente ser guiado por outro não é legal. Mas e quando é o nosso coração que é guiado por alguém que nos faz brigar? Ou mesmo que nos faz odiar e desrespeitar, falando mal, agindo mal, trabalhando mal? E que nos leva a andar na contramão e fazer aqueles que estão conosco a sentirem medo? Pois assim é a nossa vida diante do Senhor, um constante lutar contra, um constante falar coisas erradas, um constante deixar-se levar por motoristas que nos conduzem por caminhos errados...
                A mensagem de Jesus é sempre clara e amorosa: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” Mt 11.28. Ele deseja ser o nosso guia, aquele que nos leva ao destino eterno sem temermos, sem duvidarmos. Ao fazer esta promessa ele quer que lembremos de todas as promessas proferidas por Deus, lembrando também que Ele cumpriu todas elas perfeitamente por amor a nós.
                As palavras de Zacarias 9. 9-12 mostram uma promessa que Deus fez e cumpriu: “Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu Rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde, e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta... Moradores de Jerusalém, eu fiz uma aliança com vocês, que foi selada com sangue”.  Deus, em cada palavra proferida, demonstra o seu amor pela humanidade, e o desejo em ser o nosso guia, o nosso Pai, nosso amigo.
                Como não enxergamos? Como é possível que rejeitemos suas promessas? Pois a cada pecado cometido por nós expressa o contrário da vontade do Senhor: expressa que não queremos que Deus seja o nosso superior; demonstra que nós queremos tomar as rédeas da nossa vida nas mãos e “tocar em frente” por caminhos escuros e perigosos, que conduzem para a morte e para a dor; a cada pecado atirado contra Deus, mostramos quem é o nosso verdadeiro guia nesta vida: “Mas eu sou humano e fraco e fui vendido ao pecado para ser seu escravo. Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio. Se faço o que não quero, isso prova que reconheço que a lei diz o que é certo. E isso mostra que, de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz... Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando eu quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau... Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?” Rm 7. 14-17, 21, 24

                A lei do Senhor quer nos despertar para a realidade de que nós não somos donos da nossa própria vida, e portanto, não temos o poder para decidir em que direção ela vai seguir. Precisamos que alguém nos diga a direção para a qual andaremos. E como ovelhas que seguem seu pastor, nós seguimos.
                Então, quem é o nosso pastor/guia? Seria mesmo Jesus ou um outro guia disfarçado? Disfarçado de lobo, disfarçado de mentira, de roubo, de adultério, de fofoca, disfarçado de raiva e ódio, de ganância e orgulho...? Ou estaria disfarçado de espírito, ou mesmo de anjo? A Bíblia nos ensina que o único que pode nos guiar para a salvação é Jesus Cristo, o Ungido de Deus. Para descobrir a resposta, precisamos olhar “para dentro”: quando mentimos, quem está ditando a direção? Quando roubamos, quem nos diz para onde ir? Ou quando traímos, brigamos, desejamos o mal... quem dirige a nossa vida? Jesus ou o pecado?

                Assim, amados, se Deus não interferisse na nossa vida, com toda a sua obra da salvação, estaríamos nas mãos deste guia, e seguiríamos todos para a morte certa, para a eterna infelicidade, dor e ranger de dentes. Se Deus, com sua mão poderosa, não estendesse a nós o seu oceano de misericórdia e de compaixão estaríamos perdidos.
Seria como se soubéssemos que Hitler, além de cometer tantas atrocidades, perderia a guerra, e mesmo assim ficássemos fiéis a Ele e o seguíssemos cegamente! Isso é loucura!

Povo de Deus: Isso é loucura! Seguir o pecado, não lutar contra ele é loucura! Não ouvir a voz do Pai chamando é loucura! “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.” Mt 11.28-30

Como guia espiritual, ordenado por Deus, eu exorto a vocês: Ouçam a voz do Senhor Jesus! Ele quer ser o guia das nossas vidas para nos conduzir à vida verdadeira. Quando o apóstolo escreveu que era escravo do pecado e fazia o que não queria, ele sabia também que Deus já havia pago o preço destes pecados e por isso ele exclama dizendo: “Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte? Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!” Rm 7. 24-25.

As promessas de Deus continuam valendo para nós, apesar dos nossos pecados. Amado irmão, por mais que você pense que o seu pecado é grande demais para ser perdoado, o amor do Senhor é maior. Por causa deste amor ele tomou o seu pecado em suas costas, e o levou para o túmulo! Fez isso porque te ama!


“Mas isso é loucura!” Sim, é verdade. É loucura. E ainda bem que Deus é louco por nós!

EG

Nenhum comentário:

Postar um comentário