sábado, 27 de agosto de 2011

11 Após Pentecostes -Sl 26; Jr 15.15-21; Rm 12.9-21 Mt 16.21-28

             Amados irmãos,

            Nestes tempos conturbados em que vivemos, não é difícil perceber que muitos preocupam-se com o futuro das suas vidas. Esta preocupação se manifesta das mais variadas formas. Para citar apenas uma, gostaria de lembrar aos irmãos o que está acontecendo nos EUA, por ocasião da passagem do furacão IRENE por uma das regiões mais populosas do planeta. A prefeitura de Nova York determinou a retirada de mais de 250 mil pessoas dos locais mais ameaçados, vai tirar de funcionamento todos os transportes públicos, em toda a região baixa da ilha de Manhattam, o prefeito aconselhou que todas as pessoas saíssem de suas casas até as 17 horas de sábado e fossem para algum albergue, pontes bloqueadas, comida, água e ração esgotados nos mercados, tábuas nas janelas e portas, velas, e muito, mas muito medo. Chamou-me a atenção a notícia de que os melhores restaurantes estarão lotados durante o furacão, pois muitas pessoas não estão nem um pouco preocupadas com os ventos e querem comer e beber durante a tempestade. São modos diferentes de estar preparado.

            Nosso país também vive momentos de preparação para receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Nós nos preparamos para o final de semana em que vamos viajar, nos preparamos para o final de ano e para as férias. E tudo isso é salutar. Preparo e cuidado sempre são sinais de sabedoria e prudência.

Mas como nós nos preparamos em nossa vida de fé? Temos tamanha preocupação com nosso espírito quanto demonstramos ter com nossas coisas materiais? O preparo que temos para a vida eterna condiz com nossos preparos para esta vida rápida e passageira?

O texto do evangelho nos mostra Jesus preparando seus discípulos, avisando-os sobre tudo o que deveria sofrer: “Daí em diante, Jesus começou a dizer claramente aos discípulos: Eu preciso ir para Jerusalém, e ali os líderes judeus, os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei farão com que eu sofra muito, Eu serei morto, e no terceiro dia, serei ressuscitado.” Mt 16.21
Mas o preparo que Pedro esperava era outro. Ele esperava os preparativos para que Jesus assumisse seu trono como Rei, com castelos, e exércitos. Sua mente ainda não conseguia perceber os planos de Deus e não ia além desta vida e das fronteiras de Israel. Suas preocupações eram somente as imediatas. Seu foco era o aqui e agora!
As preocupações e atitudes do profeta Jeremias demonstram um preparo diferente: — Ó Senhor, tu és que sabes. Lembra de mim e ajuda-me. Vinga-me daqueles que me perseguem. Não tenhas paciência com os meus inimigos para que eles não me matem. Lembra que é por causa de ti que eles me insultam. 16 Tu falaste comigo, e eu prestei atenção em cada palavra. Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade. 17 Não tenho gasto o meu tempo rindo e gozando a vida junto com outras pessoas. Por causa do trabalho pesado que me deste, fiquei sozinho e muito indignado. 18 Por que continuo a sofrer? Por que as minhas feridas doem sem parar? Por que elas não saram? Será que não posso confiar em ti? Será que és como um riacho que seca no verão?” Jr 15. 15-18
            Sua preocupação não era somente com sua vida aqui, mas com sua vida eterna. A sua certeza era a de que Deus estava guiando as suas palavras. Sim, ele se pergunta porque sofre. Mas continua a proclamar a vontade de Deus. E assim, por causa da mão de Deus, ele é feito vencedor.
Todos os inimigos do Senhor deveriam ouvir estas palavras, todos aqueles que ignoram Deus, aqueles que fecham os ouvidos do coração, aqueles que estão preocupados com riqueza, com poder, com “status”, a mão de Deus não se encurtou, não ficou mais fraca, e chegará o momento em que ela pesará sobre todos. Como seremos julgados por esta mão: como pessoas preocupadas com o aqui e agora, ou como pessoas que viveram uma vida de fé na vida eterna em Cristo? Como aquele que festeja, que joga, come e bebe, enche a “pança” e ri da sua fartura, ou como aquele que entrega a sua vida nas mãos de Jesus, e vive como aquele que toma a sua cruz?
 Tomar a cruz é estar pronto para morrer por causa da fé em Jesus, é entregar tudo, e saber que Deus também entregou tudo que tinha, é tratar o próximo como igual, com amor, alegrar-se sim, mas sabendo que tudo o que Cristo fez foi para que nós tivéssemos vida além desta. Como diz o apóstolo, é a sinceridade, odiar o mal, amar, respeitar, trabalhar com entusiasmo, é servir o Senhor, ter esperança, repartir, receber bem, pedir a Deus pelos que nos perseguem, alegrar-se e chorar, ter cuidado, ser humilde, pagar o mal com bem e deixar que Deus conduza nossas vidas.
            Como estamos nos preparando para nosso encontro com Deus? Quando Jesus guia a nossa vida, habita de verdade em nosso coração, fazendo-nos ouvir sua Palavra, então entendemos o que significa estarpronto para morrer como Ele, ou tomar a cruz como Ele. E o motivo principal de tudo que fazemos, de tudo o que nós cremos é o que está escrito: Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.” Rm 14. 7-9
Deus preparará o nosso coração e a nossa vida, pelo seu Espírito Santo, para que Cristo seja o nosso Senhor, nesta e na eterna vida.
            EG


Nenhum comentário:

Postar um comentário