sexta-feira, 18 de junho de 2010

Com a força que Cristo me dá...

Filipenses 4.13 – Congresso DIJUVI 17-18 2009

A pouco tempo atrás, fez muito sucesso um livro chamado O Segredo”, que também foi transformado em filme. Neste livro, a autora dizia ter encontrado a verdadeira fonte de poder e vitória sobre todas as coisas, e que os grandes homens da humanidade, Leonardo da Vinci, Einsten, Lincoln, George Washington, haviam descoberto este poder, que agora estaria nas mãos de quem lesse o livro.
Uau! Quem não gostaria de ter este poder para ser vitorioso sempre? Mas na verdade o livro ensinava algo que há milhares de anos já havia sido ensinado, o pensamento positivo. “Pense com força naquilo que você quer e você terá.” Por exemplo, pense que você vai tirar um dez na prova de física amanhã, e você nem precisa estudar!
Que bobagem.
Mas muitas pessoas leram o livro porque o nosso desejo é realmente ter poder, ter força, ser vitorioso no que fazemos. Mas nenhum livro precisaria ser escrito para que descobríssemos onde está a verdadeira força. E o lema da IELB para este ano tem palavras, que se compreendermos bem, teremos o segredo para sermos vencedores em todas as situações. Por isso ouçam com atenção:
“Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação!”

Mas a que tipo de força será que Deus está nos falando? Seria o mesmo poder que Jesus demonstrou em seus milagres? Ou seria um outro poder?

Seria por acaso vigor? Saúde? Uma pessoa que tem uma boa saúde pode se dizer abençoada. Pode fazer mais força, pode correr mais, pode chutar melhor, ser mais rápida. Mas, hoje temos 17,18 anos, amanhã teremos 40, 50, 80, e o nosso vigor físico se vai com a idade. Então, não, não é este tipo de força que Cristo nos dá.

Seria então a inteligência? Porque de repente não somos os melhores jogadores, nem temos tanta habilidade, mas somos inteligentes, jogamos com a cabeça, trabalhamos com astúcia e por isso progredimos mais! Mas, a mesma idade que leva embora a força física leva o raciocínio também. Então não é este tipo de força a que Cristo nos fala.

Seria então os amigos? O ditado já diz: A união faz a força! Seremos vitoriosos porque trabalhamos em conjunto! Muitas pessoas confiam em seus amigos e colocam neles a sua força. O que se ouve falar no início de cada campeonato brasileiro de futebol é “aquele clube tem um bom time, aquele tem um conjunto forte”. Mas muitos bons times no papel não vingaram no campo, assim como muitos amigos já se viram separados e sozinhos. As vezes os amigos é que nos desviam do caminho certo. Então, não, nem sempre os amigos e melhor time tem mais força.

Essa força seria então a riqueza? Os textos de Eclesiastes 5 e do evangelho falaram das pessoas que confiam neste tipo de força, a riqueza, os bens. Realmente pessoas com muitos bens são mais respeitadas sim, pessoas com cargos importantes são respeitadas, sempre se fazem ouvir quando querem, e o Brasil é um país em que o dinheiro se faz valer mesmo. Rico dificilmente vai para a cadeia. Mas quando a morte chega, este poder, domínio, não vale nada, não podemos comprar nem um dia a mais com tudo que tivermos.

Mas que força é esta? Qual é o segredo deste poder de ser vencedor em todas as dificuldades, do qual fala Paulo?

“Fiquei muito alegre porque vocês mostraram o cuidado que tem por mim. Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco.”

Aqui está o grande e verdadeiro segredo para ter força: Vocês querem ser felizes? Vocês querem ser vitoriosos? Vocês querem a verdadeira tranqüilidade? Querem ter tudo o que precisam? Confiem em Deus. Creiam em Deus. Este é o poder que o mundo não consegue entender.


Esta é força pela qual os cristãos são conhecidos, mesmo nas piores situações eles confiaram, e entregaram tudo nas mãos de Deus. O apóstolo fez isso, e aprendeu a estar feliz em qualquer situação. Os primeiros cristãos que morrerram por causa da fé, nas arenas de Roma, cantavam hinos de louvor enquanto eram estraçalhados pelos leões. Esta é a força que as falsas igrejas por aí não entendem: eles ensinam e dão saúde, casa, carro, oferecem sentimento, mas tudo isso passa. Acaba. E o que resta, no fim das contas, é a morte.

Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação, seja ela boa ou ruim, fácil ou difícil, de fartura ou faltura, porque saberei que é Cristo quem guia a minha vida. Quando os bens se forem, quando a saúde me deixar, quando os amigos não puderem fazer nada por mim, quando a morte me levar ou levar alguém que amo, eu saberei que Cristo está ao meu lado, sofrendo comigo, e me dando a força que preciso para enfrentar qualquer situação. Ele já fez isso antes na cruz.

Para terminar, quero compartilhar com vocês algo que marca meu ministério pastoral, que ainda é tão breve. Eu nunca vou esquecer as palavras nem o pastor que fez a mensagem da nossa formatura. Era exatamente o início da Guerra do Iraque. Ele disse que impérios sempre existiram, o poder de reinos sempre dominaram a história, homens poderosos e inteligentes marcaram épocas. Mas o seu poder acabou. Os seus exércitos enferrujaram, os seus reinos caíram, mas o poder que vem de Deus nunca acabou. Muitos lutaram para destruí-lo, perseguiram, mataram, queimaram, enganaram, mas o reino de Deus permaneceu até hoje. E permanecerá. Porque a sua força não vem de palavras, de homens, de reinos, mas vem do próprio Criador de todo o Universo.


Este poder, ninguém poderá arrancar dos seus corações, podem arrancar seu coração, mas nunca arrancarão dos seus corações o Evangelho, que é o poder de Deus para salvar a todos os que crêem.


Esta é a força que Cristo nos dá, e que nos faz superar qualquer situação. Sempre.


Pastor Egon Griesang

Nenhum comentário:

Postar um comentário