quinta-feira, 19 de maio de 2011

6 Dom de Páscoa – 2011 Sl 66. 8-20; At 17. 16-31; 1Pe 3. 13-22; Jo 14. 15-21

O bom sofrimento

            Será que existe um bom sofrimento? Será que existe alguém que goste de sofrer por dor, por fome, cansaço, ofensa, mentira, perseguição, inveja, injustiça?
            Nenhum de nós gosta de tais sofrimentos e angústias, no entanto enquanto vivemos estamos sujeitos a eles. E a Palavra de Deus em nenhum momento nos pede para simplesmente aceitarmos o sofrimento, mas ela nos ensina a enfrentarmos nossas dores com os olhos voltados para a cruz de Cristo, a encararmos o sofrimento por sermos testemunhas de Cristo como um “bom” sofrimento.
            As perguntas que são feitas desde o início da humanidade sobre a origem e causa do sofrimento tem ficado sem resposta para a maioria da humanidade, mas não para os cristãos. Aqueles que conhecem a Palavra de Deus sabem que a origem do sofrimento humano é o pecado original, cometido pelo primeiro casal. Deste pecado todos os outros se seguiram, como inveja, roubo, morte... todo o sofrimento que existe.

            Deus não havia planejado a vida do ser humano assim, e sim perfeita. Mas diante do que acontece ainda hoje, onde pessoas se matam, se drogam, se ofendem, se machucam, Deus vem ao encontro dos seus filhos para resgatá-los, nem que para isso tenha que usar a dor. A dor chama a nossa atenção, nos desperta para o que está nos machucando e muitas vezes nos fortalece.
            Certa vez, um jovem estava diante de um grande desafio que ele relutava em aceitar, talvez por medo. Foi quando encontrou um senhor de idade mais avançada que lhe falou palavras que marcaram a sua decisão. “Este desafio será um banho de ácido para você!” “Como assim?” perguntou o jovem. “As marcas que ele deixará em você vão transformá-lo para o resto da vida, e você vai crescer muito com elas! Não tenha medo, mas confie.” E realmente foi o que aconteceu, marcas para o resto da vida, que o fortaleceram e ajudaram a enfrentar todos os desafios que vieram depois daquele primeiro. Será que diante deste resultado, podemos concluir que existe um “bom” sofrimento?
            Mesmo diante do resultado positivo, não gostaríamos de sofrer. Ele continua sendo doloroso. Mas em meio ao que é doloroso, difícil, que nos faz cair, dobrar os joelhos aprendemos a confiar em Deus. O salmo de hoje nos mostra que Deus transforma o que é mau em coisa boa. Ele fez o salmista ser provado, passar por medos e cargas pesadas, para só então levá-lo a um lugar santo; para só então o salmista adorá-lo, para só assim testemunhar como Deus agiu em favor dele. O apóstolo Paulo relata que tinha um “espinho na carne”, algo que lhe causava dores, e quando pediu que Deus o curasse, Deus lhe respondeu: “A minha graça te basta, porque é na sua fraqueza que o meu poder é mais forte!” 2Co 12.7-10
            Nas mãos de Deus, até o sofrimento tem a sua função em conduzir para a salvação, em mostrar o caminho para o céu, que é Cristo, nosso Senhor. O apóstolo Pedro escreve: “Como vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o que é certo! Não tenham medo de ninguém, nem fiquem preocupados. Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor.” (1Pe 3.14-15)
            Hoje muitas pessoas têm sofrido por fazer o que é justo, por fazer o que é certo, e são perseguidas por isso. Um empregado que é bem visto por seus superiores por fazer bem o seu trabalho, por trabalhar com dedicação, certamente terá como adversários aqueles que não o fazem. Um administrador honesto será reconhecido pelo seu trabalho, mas terá como inimigo os desonestos.
            Em todo o tempo muitas pessoas foram perseguidas por pregar a mensagem da salvação pela cruz de Cristo, foram perseguidas, presas, mortas, mas pela graça de Deus elas continuaram, mesmo com toda a dor e sofrimento, foram removendo as pedras do caminho com a ajuda do Senhor, fazendo com que o seu Reino chegasse até nós. Até mesmo a carta que lemos, de Pedro, é um testemunho disso. Os cristãos estavam sendo perseguidos e mortos pelo imperador Nero. Eles estavam fugindo, se escondendo de cidade em cidade. E Deus, por meio de seu apóstolo, lhes diz: “Como vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o que é certo! Não tenham medo de ninguém, nem fiquem preocupados. Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor.” Não tenham medo de sofrer por causa de Cristo, pois Ele já venceu o mundo por nós! Ele travou e venceu o maior sofrimento de todos, Ele suportou o peso de todos os pecados da humanidade, os meus e os seus também.
            Quando falou aos seus discípulos, antes de morrer, ele disse: “Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da Verdade, para ficar com vocês para sempre... Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês... E porque eu vivo, vocês também viverão.” (Jo 14. 16-19) Nosso Senhor Jesus carregou o peso dos pecados que cometemos hoje e ainda vamos cometer amanhã. Este peso era insuportável para nós, mas por causa do seu sofrimento em nosso lugar, ele nos chama e diz: “Venham a mim os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Cansados de sofrer pelo correto, cansados pela angustia do próprio pecado, cansados pela dor da idade, não importa, achegue-se a Cristo, pois ele lhe ajudará. Conheça suas palavras, conheça o seu amor verdadeiramente e deposite todo o seu sofrimento aos pés da cruz. Já que o pecado entrou no mundo, é ali, na cruz, que Deus quer que ele fique agora.
            Amados, certamente ainda iremos sofrer, mas felizes somos nós que temos o “bom” sofrimento, aquele que Cristo sofreu por nós.
“Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.” (Mt 5.10)
                                                                                                                                                 EG

Nenhum comentário:

Postar um comentário