quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sede do Espírito de Deus - Pentecostes




Sl 25. 1-15; Nm 11.24-30; At 2. 1-21; Jo 7. 37-39.

Sede é algo terrível. Sede de água, sede de amor, de companhia. Mas principalmente sede de Deus!
                Certamente não existe pessoa que goste de sentir sede ou continuar sentindo sede tendo a oportunidade de saciá-la. Hoje, infelizmente, relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) informam que mais de 1 bilhão de pessoas - o equivalente a 18% da população mundial - não têm acesso a uma quantidade mínima aceitável de água potável, ou seja, água segura para uso humano. Se nada mudar, dois terços da população do planeta em 2025 - 5,5 bilhões de pessoas - poderão não ter acesso à água limpa. Serão nossos filhos, nossos sobrinhos, nossos irmãos.
                Talvez a porcentagem aumente se perguntarmos quantas pessoas hoje sentem sede de amor, amor sincero, verdadeiro, frutificado pela presença de Deus. Porque está escrito: “ ...o amor se esfriará...” Mt 24.12. E quanto ao pior tipo de sede, a sede do Espírito de Deus? Quantos estão morrendo, definhando lentamente pela falta da presença de Deus em suas vidas? Quantos sofrem com a sede pela falta do verdadeiro Espírito do Santo Deus? Pulando de galho em galho, mudando de igreja como quem muda de roupa, buscando respostas, algo que preencha o vazio que aflige?
                Pessoas desiludidas com a vida; destruídas pelos maus relacionamentos; pessoas dominadas pela violência; entregues aos vícios, ao fumo, à bebida, às drogas, porque desejam encontrar algo que supra a falta daquilo que estão sentindo mas não conseguem explicar? Daquilo que não estão encontrando sozinhas? Cristãos, que estão desanimados com sua igreja, com sua fé, que desejam fazer mais pelo Reino do Senhor, mas tudo o que encontram é solidão, é medo, é sede da vida verdadeira!
                Amados irmãos, esta sede água nenhuma pode saciar, a não ser a água divina que jorra do próprio Espírito do Senhor. Hoje, quando celebramos o pentecostes, lembramos o derramamento desta água sobre os apóstolos do Senhor Jesus. Eles aguardaram conforme o pedido do Senhor antes de subir aos céus, e, quando estavam reunido em Jerusalém, esperando a ordem de prosseguir, o Espírito divino desceu sobre eles, enchendo-os de poder, enchendo-os de palavras divinas, dando sentido ás suas vidas. E cheios do Espírito, proclamaram Jesus como o Filho de Deus, o único que venceu a morte e o pecado, dando a salvação para todos os que crêem nele.
                Quantas pessoas tiveram a sua sede saciada pela presença do Espírito ali? Quantos tiveram seus medos afogados na mensagem de que Deus os amava e os havia escolhido para a vida eterna? A Escritura nos diz que mais de três mil pessoas foram batizadas naquele dia e passaram a viver na presença do Espírito. Para quantos eles levaram a mesma mensagem e saciaram a sede da presença de Deus?
                No texto do antigo testamento, Moisés estava cansado de carregar todo o fardo de um povo que era rebelde, que não era fiel ás promessas de Deus. Por mais que presenciassem o poder do Deus Triúno, eles ainda não estavam prontos para receber o Espírito Santo, para entrar na terra prometida. Deus lhe manda escolher setenta homens, aos quais concedeu uma parte do seu Espírito. Estes homens também testemunharam a presença do Espírito por meio de sinais, para que conduzissem o povo conforme a vontade divina e ninguém mais sofresse. Eles estavam preparados, purificados conforme a lei, e falando como profetas.
                Deus concedeu uma porção do seu Espírito à cada líder do povo para dividir o fardo de guiar o povo. Deus concedeu uma porção do seu Espírito para cada apóstolo para anunciar a sua Palavra. E a todo aquele que é humilde e confia a sua força nas mãos do Senhor, como diz o salmo, Deus afirma: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”. Jo 7. 37-38
                Deus Espírito Santo quer agir em tua vida e fazer com que tua vida passe a jorrar água viva, água pura, para saciar as dores, preencher os buracos vazios no coração, para reunir pessoas, para acalmar irmãos, para enxugar lágrimas, para que o único vício de toda a humanidade seja a Palavra de Deus!
                Quando Deus derrama o seu Espírito, vidas são destruídas, arrasadas, mas destruídas nos seus pecados, arrasadas naquilo que é mau perante os olhos do Senhor.
                E só quando os joelhos estão dobrados, as mãos unidas, o coração em reverência ao Senhor, estamos preparados para sermos fonte de água viva, mensageiros de Deus, prontos para recebermos as bênçãos de nosso Pai celestial.
Se em nós não habitar o Espírito do Vivo Deus, então não teremos nada disso. Mas quando Deus derrama o seu Espírito sobre o seu povo, quando Ele convence os seus filhos sobre a boa nova a respeito de Jesus, vidas inteiras são reconstruídas e tornam-se rios da água mais pura, a que sacia o pior tipo de sede, a sede espiritual.
Amados, será que estamos prontos? Joelhos dobrados? Mãos unidas? Coração reverente e aberto? Que Deus derrame seu Espírito sobre o seu povo, e que se cumpra a sua Palavra: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”. Jo 7. 37-38

                                          EG

Nenhum comentário:

Postar um comentário