quinta-feira, 4 de agosto de 2011

8 Dom Pent - Sl 18. 1-6; Jó 34. 4-18; Rm 10. 5-17; Mt 14. 22-33

Um Justo por um Injusto

                Amados irmãos, uma das coisas que mais causa nossa revolta é a injustiça. Quando somos confrontados com casos de injustiça, o coração do ser humano ferve. E temos visto tantos casos de injustiça que não é difícil lembrar de um caso, por exemplo, de nossos líderes políticos, que roubam milhões de reais que deveriam ser usados na preparação para a Copa do mundo e para as Olimpíadas, ou de várias famílias onde aqueles que deveriam ser os responsáveis são os mais irresponsáveis.
                A justiça do ser humano é falha e muitas vezes comete erros. Mas a Palavra do Senhor Deus nos diz que a sua Justiça é perfeita! Ele é o Senhor da justiça e sempre faz o que lhe apraz, sempre realiza os seus planos, pois todo o poder está nas suas mãos.
                Se é assim mesmo, porque temos tido a impressão de que Deus está sendo injusto? Porque os bandidos tem prosperado? Porque as famílias tem sido destruídas? Porque as drogas entraram em nossa casa? Porque a doença entrou na minha vida? São perguntas mais freqüentes do que se imagina! Porque Deus, na sua justiça, faz isto?
                No livro de Jó, encontramos um homem que faz essas perguntas e quer desesperadamente descobrir a resposta. Jó tinha muitos bens, o que era visto por todos como sinal de bênção do Senhor, e de um momento para outro, perdeu tudo, bens, família, saúde. Isso faz com que ele se pergunte do motivo, sem no entanto, compreender a vontade divina. Quando o servo Eliú fala, ele ressalta que Jó sentia-se justo diante de Deus e não entendia por que Deus agia de tal forma.
Eliú se revolta, pois ninguém está pensando a partir dos olhos de Deus: “Jó está dizendo que é inocente e que Deus não quer lhe fazer justiça. E pergunta: Como é que eu poderia mentir, dizendo que estou errado? Sofro de uma doença que não tem cura, embora não tenha cometido nenhum pecado.” Jó 34.5-6. Finalmente, esclarece perguntando: “Quem entregou o poder a Deus? Quem o fez governador do Universo? Se Deus quisesse, poderia fazer voltar para si o fôlego, a respiração da gente; então todas as pessoas morreriam juntas, no mesmo instante e voltariam de novo para o pó. Jó 34. 13-15.
Deus sempre é justo! Todas as coisas são dele, inclusive a nossa vida! Inclusive tudo o que temos como “nosso”! Sendo assim, Ele pode fazer o que Ele desejar, e mesmo assim, estará sendo justo. A justiça sempre será aquilo que o Senhor eterno escolher!
                Quando compreendemos esta verdade, o que vem ao nosso coração: teríamos medo? Ou confiança? Ou incerteza? Ou paz de espírito? Se olhamos para a justiça que está ao nosso redor, então temos que ter medo, pois de uma hora para outra podemos perder tudo o que é “nosso”, mas se pudermos olhar pelo olhos da fé, que diz que temos um Pai amoroso e cuidadoso dos seus filhos, então podemos ter paz e confiança, pois lembramos que Deus nunca abandona os seus.
                Mais do que isso: “Se você disser com a sua boca: Jesus é Senhor! E no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. Porque as Sagradas Escrituras dizem: Quem crer nele não ficará desiludido.” Rm 10. 9-11.
                No que diz respeito á verdadeira vida, percebemos o quão maravilhosa é a justiça de Deus. Nossa vida é tão importante aos olhos do Senhor que Ele não deseja lutar por justiça como nós faríamos em um tribunal, Ele não discute, não desiste, mas paga. Ele se faz justiça por nós! A vida de um justo pela vida de um injusto! O sangue de um inocente pelo sangue manchado pelo pecado de um condenado! Isso parece justo? Se você tem uma causa, e tem plena certeza de sua razão e vitória, você exige no tribunal a sua indenização, seja ela qual for. Mas Deus, em Jesus Cristo, vai ao tribunal de mãos atadas, entrega a sua vida e torna-se maior do que a justiça humana, abrindo os olhos do mundo para a justiça de Deus!

                Para nós, não há justiça aqui. Um inocente morreu pelas nossas mãos. Para Deus, não há justiça maior do que esta: “Se você disser com sua boca “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo.” Rm 10. 9
                Creia em Cristo, na sua justiça, na sua vitória, alimente a sua fé com a Palavra todos os dias, e algo muito maior do que andar sobre as águas acontecerá com você. Não se apegue somente às coisas deste mundo, aos bens, ao que é material, mas peça ao Espírito Santo que preencha a sua vida com vontade de conhecer a justiça divina; orem ao Senhor, e quando forem confrontados com as tantas injustiças deste mundo, a justiça de Deus os fará confiar, a verdadeira justiça do verdadeiro Deus os lembrará que aqueles que crêem em Jesus têm a vida eterna, que começou aqui, neste mundo, e estará completa junto aos braços de Jesus, no paraíso.

 Um justo por todos os injustos. Esta é a justiça de Deus!
EG

Nenhum comentário:

Postar um comentário