sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sl 25. 1-10; Ez 18.1-4, 25-32; Fp 2.1-18; Mt 21. 23-32 – 15 Pentecostes - egon

Porque Confiar em Deus?

                Amados irmãos, acompanhando as notícias desta semana, li a respeito de uma esposa que descobriu que o seu marido a traía, no interior de São Paulo. Quando eles discutiram, ela o agrediu com tapas e depois pegou o carro e o atropelou, ferindo-o gravemente. Infelizmente este é um tipo de notícia bastante comum hoje em dia, onde a confiança nas pessoas e na própria família está muito enfraquecida. Aquela esposa provavelmente confiava no seu marido e, quando esta confiança foi destruída, ela sentiu-se destruída também, visto a sua reação.

                Em quem nós confiamos? Existe alguém em que realmente podemos confiar? Existe uma pessoa com a qual podemos contar todos os nossos segredos pessoais sem ter nenhuma ponta de medo? Feliz é a pessoa que tem amigos, irmãos, parentes assim.

                O salmo de hoje nos faz refletir a respeito de alguém em quem podemos confiar. Em todas palavras lidas do salmo 25. 1-10 podemos perceber um relacionamento fundamentado em uma confiança tão profunda que não pode ser quebrada. O salmista dirige-se a Deus dizendo: “Ó senhor Deus, a ti dirijo a minha oração. Meu Deus, eu confio em ti.” V. 1,2. Ele sabia que Deus sempre estaria com ele. Mas como? Porque? Como eu também posso ter esta certeza? As mudanças que testemunhamos acontecem num ritmo tão frenético que às vezes nós também nos questionamos, esquecemos, e até nos desesperamos porque não podemos compartilhar com ninguém o que nos aflige, mesmo sabendo que Deus se coloca ao nosso lado para nos ouvir, nós não falamos com Ele, não pedimos nem agradecemos como deveríamos. Então, vamos acompanhar as palavras do salmo para aprendermos porque podemos confiar em Deus sempre.

1 – Porque Ele salva-me da vergonha da derrota: v. 2,3: “Salva-me da vergonha da derrota, não deixes que os meus inimigos se alegrem com a minha desgraça. Os que confiam em ti não sofrerão a vergonha da derrota, mas serão derrotados os que sem motivo se revoltam contra ti.” Deus apresenta-se para a humanidade como o Deus que tem poder para vencer todos os inimigos. Em sua Palavra, Ele prometeu nunca abandonar os que crêem em Jesus como o único Salvador e, quando Ele vence por nós a maior de todas as batalhas, ele nos declara inocentes, e porque estamos unidos com Jesus, não sofremos mais com a vergonha do pecado e da morte, mas “somos mais que vencedores.”

2 – Porque Ele ensina os caminhos corretos: v. 4,5: Ó Senhor, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem. Ensina-me a viver de acordo com a tua verdade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador. Eu sempre confio em ti.” Quantas vezes nós ficamos sem saber em que direção andar! E sem reação diante das tormentas que se abatem sobre tudo o que consideramos seguro, mas que de um momento para o outro podem ruir! Lembremos que o autor deste salmo é um homem aflito, que ora pedindo ajuda e proteção. Em suas palavras percebemos que o seu desejo é seguir os caminhos de Deus, fazer a sua vontade, conhecer a verdade divina. E como seríamos tristes se Deus não a revelasse para a humanidade! O ser humano sempre apega-se à sua sabedoria e procura seguir os seus caminhos, que sempre conduzem a nada. E nem por isso Deus nos abandona. Não, ele ouve quando clamamos, ouve quando oramos, ouve quando pedimos, ouve quando nos arrependemos de abandonar os seus caminhos e, mesmo que estejamos afastados podemos orar como o salmista: Ó Senhor, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem. Ensina-me a viver de acordo com a tua verdade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador. Eu sempre confio em ti.” Como é bom termos a quem recorrermos no momento da necessidade!

3 – Porque Ele é bondoso: v. 6: Ó Senhor, lembra da tua bondade e do teu amor, que tens mostrado desde os tempos antigos.” Em sua bondade, o Senhor entrega-se a nós inteiramente, por causa da sua bondade e misericórdia paternas, emos tudo o que é necessário para nossa vida material e espiritual. Quando confessamos que Deus é o nosso Pai criador, no Credo, confessamos também que a nossa suficiência vem dele. Também somos tentados a confiar em nossa força, em nossa vontade, nosso dinheiro, dizendo a nós mesmos que “eu consegui”, “eu posso”, “eu sou dono de mim mesmo”, mas se Deus não for por nós, então não teríamos nada. Se Deus não me desse força, eu seria fraco, se Deus não me desse saúde, então eu seria doente, e se Deus permite que eu me sinta fraco, e doente, ou impotente em alguns momentos, é porque Ele quer lembrar-nos de que Ele é nossa suficiência, de que Ele é o Deus do impossível. Essa bondade, este amor, revelou-se da forma mais completa na obra do nosso Senhor, pois ali Jesus nos concedeu tudo o que era necessário para o nosso resgate, sem que eu merecesse nada do que foi feito por mim. Existe maior bondade do que dar a própria vida? Posso confiar em Deus porque Ele é bondoso.

4 – Porque Ele perdoa os pecados: v. 7:  Esquece os pecados e os erros da minha mocidade. Por causa do teu amor e da tua bondade, lembra de mim, ó Senhor Deus! Como é bom quando somos perdoados! Cometemos muitos erros durante a vida, diante das pessoas alguns são maiores, outros menores, e não importa o quanto tenhamos machucado ou ofendido a sensação é a mesma: Como é bom ser perdoado! Diante do Senhor não existe pecado maior ou menor, pois todos eles têm o mesmo preço, que é a morte. No entanto, Jesus ordenou que seus discípulos anunciassem que todo aquele que confessa os seus pecados e os entrega nas mãos de Deus, seriam perdoados. Este perdão é seu! Este perdão está estendido diante de nós! Este perdão foi conquistado para nós!

5 – Porque Ele é fiel: v. 10: Ele é fiel e com amor guia todos os que são fiéis à sua aliança e que obedecem aos seus mandamentos.” Deus é fiel. Em todas as suas palavras e promessas, sempre foi fiel. Sempre agiu conforme a aliança que estabeleceu com seus filhos, e não porque precisasse disto, mas porque escolheu agir com fidelidade. Mesmo quando nos afastamos da sua presença, mesmo quando cedemos às tentações e cometemos os mais graves pecados, seu Espírito vem a nós trazendo a sua pregação de Lei e Evangelho. Lei que nos assusta, que nos avisa, que nos condena. Evangelho que proclama a nós o perdão, que nos traz o perdão, que nos reconcilia com Ele. Apesar de mim mesmo, Deus é fiel.

6 – Porque Ele é o nosso Deus, nosso Salvador: v. 5: “Ensina-me a viver de acordo com a tua verdade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador. Eu sempre confio em ti.” Porque orar? Ofertar? Vir para a igreja? Ler a Bíblia? Participar de orações e estudos bíblicos? Congressos? Porque testemunhar? Porque fazer o que é correto? Porque confiar em Deus? Porque acima de todas as razões levantadas pelo salmista, Ele é o NOSSO DEUS, NOSSO SALVADOR. Pagou o preço por nossos corações. Porque Ele tem toda a autoridade, no céu, na terra, no mar, e até no mundo dos mortos. Porque Ele é Senhor dos vivos e dos mortos. Porque o seu nome é o mais importante de todos. Porque nos somos os seus filhos. E Ele é o nosso amoroso Pai.

EG



Nenhum comentário:

Postar um comentário