segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sl 34. 1-8; 1Rs 19. 1-9; Ef 4. 25-5.2; Jo 6. 47-59 - egon


O Bom Pai deu seu Único Filho

Agora posso dizer: É bom ser pai!
É claro que existem muitos momentos diferenciados dentro do ato de ser pai ou mãe: momentos de choro às 2,3,4 da manhã; momentos de preocupação por não saber se o bebê está com frio, sede calor, fome ou doente... Momentos de fraldas sujas também as 2,3,4 da manhã. Mas quem passa por isso também sabe que um sorriso paga por tudo, sabe que apesar do sono perdido, vale a pena. Sabe que apesar das preocupações, as alegrias são muitas.
            E como pais, também sabemos que estas preocupações são somente o “princípio das dores”, que muitas outras virão. Maiores preocupações virão: a educação, as notas, as amizades, os namorados ou namoradas. E também se seremos bons em criar e fazer com que nossos filhos sejam boas pessoas.
            Como pai cristão, tenho sempre pedido a Deus que Ele me ajude a ser um bom pai. Mas o que faz um bom pai? O que ele precisa ter para ser chamado de bom pai? No dia dos pais não basta olharmos somente para nossos pais e nossos filhos, mas precisamos olhar especialmente para o Pai celestial. Assim entenderemos o que faz um bom pai.

1 – Um bom pai ouve quando seus filhos chamam:
Enquanto pequenos, um gemido é suficiente para acordar pai e mãe. Um respirar mais profundo já avisa que algo não está bem. Um choro, um pedido é tudo o que é necessário. O salmista nos diz:
Eu pedi a ajuda do Senhor, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos... Eu, um pobre sofredor, gritei; o Senhor me ouviu e me livrou das minhas aflições... Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele! Sl 34. 4,6,8.
            Feliz é o filho que encontra segurança nos braços do seu pai. Feliz o ser que recosta asua cabeça nos braços do Pai.

2 – Um bom Pai mostra o melhor caminho, mesmo quando seus filhos se afastam do caminho certo.
Quando Elias foi ameaçado, mesmo depois de muitos sinais grandiosos do poder de Deus, ele quis fugir. Andou para muito longe. Deus foi com ele, alimentou-o durante a viagem e, quando Elias chegou ao monte Sinai, tão importante para o povo de Israel, escondeu-se em uma caverna. E lá Deus o chamou e disse: “Elias, o que está fazendo aqui?” “Porque você teve medo? Volte, eu não o abandonei, ainda existem joelhos que não se dobraram a ídolos e são fiéis. Não tema, Elias, siga o seu caminho, volte para Israel.”
Feliz é aquele que ouve as Palavras do Pai e trilha os seus caminhos.

3 – Um bom pai ensina a forma certa de viver.
Não adianta ensinar a ganhar dinheiro, ensinar cultura, ensinar idiomas, educação, se não houver ensino a respeito do amor de Deus e de tudo o que foi realizado por nós.
Em Efésios está escrito: Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. 2 Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus.” Ef 5.1-2
Feliz é o filho que tem um pai que ensina a vontade de Deus, seu amor e sacrifício.

4 – Um bom pai se sacrifica pelos seus filhos.
            Seja algo que gostaríamos mas deixamos de lado para que nossos filhos tenham o que precisam, seja o sono que deixamos de lado para cuidar de nossos filhos, pais sacrificam-se por seus filhos. Mas quando falamos em sacrifício, é impossível não lembrar do sacrifício realizado por Jesus: Está escrito: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é a comida verdadeira, e o meu sangue é a bebida verdadeira. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele.Jo 6. 54-56.

            Aqui ainda precisamos reconhecer como somos pais e filhos imperfeitos, que somos incapazes de amar como Deus ama. Uma pergunta: você teria coragem de puxar a alavanca?

Ver vídeo – "Most – The Bridge"

            Eu não sei se eu teria coragem, ou pelo menos teria muitas dúvidas. Mas graças ao bom pai celestial que Ele não teve dúvidas, entregou-se completamente por amor a seus filhos. Louvado seja o seu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário