sábado, 4 de agosto de 2012

Sl 145. 10-21; Ex 16. 2-15; Ef 4. 1-16; Jo 6. 22-25 - egon


Confiar no Pão da Vida

             No culto passado, ouvimos que Deus multiplicou pães e peixes e alimentou uma multidão. Esta multidão passou a procurar Jesus na manhã seguinte. Mas Jesus logo explicou o porquê: eles queriam mais pão. Estavam com fome e não tinham entendido o que Jesus tinha feito e ensinado. Esta multidão se contentou com somente o pão físico.
            E quantas vezes eu já me contentei somente com o pão físico e esqueci o que de melhor Deus está me oferecendo? Quantas vezes busquei a cura, o milagre, a ajuda com problemas do dia a dia e esqueci do pão que alimenta a alma?
            Diante de um problema de saúde você pediu cura, mas esqueceu de mudar seus hábitos, esqueceu de agradecer...
            Você pediu que Deus o livrasse de uma vergonha, mas não lembrou de engrandece-lo, não lembrou dele quando tudo estava bem...
            Você pediu que Deus lhe desse pão, e Ele ainda lhe o fereceu o Pão da Vida, mas você se contentou só com o pão comum.
            “Se tenho pão, casa roupa, saúde, não preciso de mais nada.” Nem de Deus.

            Querido irmão, porque você só abre o coração para Deus quando está em dificuldade? Porque lembrar de Deus só quando você precisa pedir algo? Ele não quer lhe dar só o material, o físico, mas quer saciar a tua fome física juntamente com a fome espiritual. Quer curar a tua vida, os teus relacionamentos, o teu coração aqui e por toda a eternidade!
            E se for necessária a dor para que você ouça o que Deus diz, então tenha certeza, é assim que vai ser. Deus vai tirar o pão físico para que não se perca o pão espiritual.

            Quando isso acontece, a dúvida e o medo de confiar no pão da vida sempre estarão cercando a fé dos filhos de Deus. Vejam mais uma vez o exemplo de Israel. Quando havia iniciado a sua caminhada em direção à terra prometida, diante de colunas de fogo e nuvem, com mares se abrindo à frente, reclamaram de Deus e lembraram do pão e da carne que tinham quando eram escravos. E preferiram este pão. Eles queriam encher a barriga. E só! Não importava a salvação eterna, a terra prometida, o poder e as maravilhas de Deus por eles. Eles queriam o pão, o milagre, o passageiro. Estar bem hoje, comer hoje, amanhã veremos o que vamos fazer.
            Em Efésios está escrito que quando Jesus está verdadeiramente em nós, deixamos de ser “Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados. Mas conheceremos a Cristo!

            Lendo estas palavras, lembrei-me daquelas pessoas que mudam de igreja constantemente. Elas procuram algo que as satisfaça. Querem alcançar aquilo que elas creem precisar. Seja cura, seja milagre, seja sentimentalismo. Mas quando Deus fala, não existe mais espaço para “o que eu quero”. E só para o que Ele quer fazer comigo e com a minha vida.
Posso mudar de igreja centenas de vezes, mas se Jesus não entrar no meu coração, eu serei um faminto.
            Se eu vir para o culto e para a ceia como mera tradição, eu serei um faminto.
            E vou ouvir o primeiro que me oferecer pão, mas não será o Pão da Vida. Este pão, só Jesus pode oferecer.

            Quando Deus prometeu pão no Exodo de Israel, mandou que as pessoas recolhessem somente o necessário para cada dia, sem guardar. Isso para que o seu povo aprendesse a confiar nas palavras do Pai. Ter o pão da Vida é uma questão de confiar. De crer. De saber que apesar de parecer frágil, Deus cumprirá suas promessas. E nos seus braços podemos nos sentir seguros.
Como você se sentiria diante de tais imagens:






        Talvez você sinta medo de confiar somente em Jesus. Mas somente em seus braços você sentirá o quanto você é frágil e fraco e o quanto Deus é grande e forte por Você. Não tema, eu estou contigo, diz Deus; Eu sou o Pão da vida, diz Deus. “Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.”
Peça a ajuda do Espírito Santo. Aprenda a confiar nestas palavras, do único Santo, a glória revelada de deus Pai, que quer ser o teu Pão da Vida eterno. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário