quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sl 136. 1-9; Gn 9.8-17; Ef 3. 14-21; Mc 6. 45-56 - Egon


Aliança com Deus

Aliança é um símbolo. Uma marca que diz, que informa algo. Estes anéis em nossos dedos nos informam algo. O anel em meu dedo me lembra que pertenço a alguém.
            Esta aliança possui algumas características semelhantes a um contrato: quando alguém vai trair, normalmente tira o anel do dedo; quando se quer informar que um casamento está desfeito, tira-se o anel.

            Não é a toa que deus usa o termo aliança para falar do acordo que estabeleceu com seu povo. Uma aliança no AT era acompanhada de sinais, sacrifícios e um juramento solene que selava o pacto com promessas de bênçãos para quem guardasse a aliança e maldição para quem a quebrasse. Podemos ver claramente este sinal na aliança de Deus com Noé: o arco íris, na aliança com Davi: um descendente no trono, e assim vai.
            A aliança estabelecida com Deus não era legalista ou moralista, do tipo “faça isso que eu farei aquilo” ou “seja assim e eu farei assim”. Não. Era cúltica, referia-se ao culto, ao verdadeiro culto, de coração. E Deus sempre exigiu do seu povo um coração consagrado, devotado a Ele, honrando esta aliança a qual Ele se comprometeu.

            Quantas alianças Deus já fez com você?
            Quantas alianças você já fez em sua vida? Quantas alianças você já quebrou? Quantos já quebraram a aliança que tinham com você?
            - Quando você prometeu ser fiel e mentiu, você quebrou a aliança com a pessoa para quem mentiu.
            - Quando você prometeu fazer ou cumprir algo mas não fez, quebrou a aliança com a pessoa para quem tinha prometido.
            É do ser humano não cumprir suas promessas, fazer muitas , mas não realiza-las. Já fizemos muitas alianças, mas no fundo não conseguimos manter nenhuma.

Quantas alianças Deus fez com você? Quantas alianças Deus fez com seu povo? Com seus filhos?
Na Bíblia encontramos muitas vezes escrito sobre Deus estabelecendo aliança:
Aliança Sacerdotal: Nm 25. 10 Então o Senhor Deus disse a Moisés:11 — Finéias fez com que terminasse a minha ira contra o povo de Israel. Finéias é como eu: não tolera a adoração de outros deuses além de mim. Por causa do que Finéias fez, eu, na minha ira, não destruí os israelitas. 12 Portanto, diga-lhe que faço agora com ele uma aliança de amizade. 13 Ele e os seus descendentes sempre serão sacerdotes porque ele não deixou que os israelitas adorassem outro deus além de mim e assim conseguiu que fossem perdoados.
Aliança Davídica: 2Sm 7: 8 Portanto, diga ao meu servo Davi que eu, o Senhor Todo-Poderoso, digo o seguinte: “Eu tirei você do trabalho de cuidar de ovelhas nos campos, para que governasse o meu povo de Israel. 9 Estive com você em todos os lugares por onde tem ido e, conforme você foi avançando, eu o defendi de todos os seus inimigos. Eu farei com que você seja famoso, tão famoso quanto os maiores líderes do mundo. 10-11 Escolhi um lugar para o meu povo de Israel e o fiz morar ali, onde eles viverão em paz. Desde que entraram nesta terra, eles têm sido atacados por povos violentos, mas isso não acontecerá mais. Eu prometo que livrarei você de todos os seus inimigos e que lhe darei descendentes. 12 E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele. 13 Será ele quem construirá um templo para mim, e eu farei com que os seus descendentes governem para sempre. 14 Eu serei o pai dele, e ele será meu filho. Quando ele errar, eu o castigarei como um pai castiga seu filho. 15 Porém não retirarei dele o meu amor, como fiz com Saul, para que você pudesse ser rei. 16 Você sempre terá descendentes, e eu farei com que o seu reino dure para sempre. E a sua descendência real nunca terminará.
Nova Aliança:Jr 31.31 31 O Senhor Deus diz:— Está chegando o tempo em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá. 32 Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os antepassados deles no dia em que os peguei pela mão e os tirei da terra do Egito.
            Porque essas alianças foram necesárias? Por causa do pecado no coraçao do povo. Por causa do pecado no seu coração Deus empenhou a sua palavra, escolheu sacerdotes, deixou Davi reinar, forjou com sangue a Nova aliança.

Quantas alianças Deus já fez com você? Uma só. Pois todas estas alianças são somente aspectos diferentes de uma mesma aliança: A aliança da graça de Deus. Nesta aliança, você encontrará Deus perdoando o seu povo quando eles se arrependem dos seus pecados, encontra pecadores arrependidos unidos como um só povo porque Deus os mantém assim. Encontra um amor que não pode ser medido nem pesado, de tão grando que é. Mas acima de tudo, encontra Deus proclamando em todos os cantos em todas as línguas o quanto é grande o amor dele por você.

Salmo 136: o amor de Deus se revela na criação que ele deu para você.
Genesis 9: Deus quis garantir que nunca mais aconteceria um dilúvio e afirmar o quanto foi doloroso, colocando um sinal no céu para todos verem.
Ef 3: O amor de Deus se revela na união entre os cristãos.
Marcos 6: enquanto nós remamos com dificuldade e com medo, o amor de Deus nos diz: Não tenha medo!

A aliança de Deus com você tem o seu ápice na encarnaçao de Jesus. Pois ali vemos o quanto Deus está disposto a sacrificar em seu favor. Ele mantém a sua Palavra. Ele mantém o seu amor por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário