sábado, 21 de julho de 2012

Salmo 23; Jr 23.1-6; Ef 2. 11-22; Mc 6.30-44 - egon


O bom pastor e o mau pastor

Quando lemos sobre o bom pastor ficamos felizes. Uma alegria muito grande enche o nosso coração, pois é maravilhoso o que ele faz por nós: Ele não deixa faltar nada; ele dá descanso; ele mata a nossa sede; ele nos fortalece; ele nos guia mesmo que em lugares sombrios, ele nos protege; ele nos dá esperança, especialmente quando estamos abatidos...

É maravilhoso seguir o bom pastor. Mas se há o bom pastor, também há o mau pastor. O mau pastor engana e se engana; ele não sabe qual caminho escolher; ele não fortalece, ele se cansa; em vez de guiar, ele fica tão perdido quanto nós ficamos no escuro; ele não pode dar esperança, porque não sabe o futuro ... Quem é ele?

O bom pastor, quando olha pra você vê o seu coração e sabe imediatamente o que você precisa. Fala exatamente o que você precisa ouvir. Quando é necessário ser duro, ele é. No texto de Jeremias vemos que ele castigou as autoridades e reis por causa das maldades deles. Mas não abandonou o seu rebanho: Ele prometeu um descendente, um rei que é muito melhor do que outros reis.
O mau pastor não sabe o que está no seu coração. Ele pensa que sabe, acha que vai alcançar a felicidade, mas nunca acontece isso. O vazio é sempre maior, a tristeza é sempre maior, o pecado e a culpa são sempre maiores... Ele fala o que acha que querem ouvir, mas nunca o que é preciso dizer. Quem é ele?

O bom pastor quer que seus filhos estejam unidos com ele. Ele chama, ele grita o teu nome! Ele quer que você esteja em seus braços, protegido e seguro. O bom pastor não olhou para a sua sujeira, a sua imundície, antes de lhe estender a mão. E por mais que eu, como ser humano, olhe e veja o meu pecado, sinta a vergonha e a culpa por eles, o Bom pastor olha pra mim e diz: “Não tem problema. O meu sangue te purifica de todo pecado. Pra mim você não é sujo. Você é meu filho, que precisa do meu perdão.”
E este  perdão é tão bom! Você pode olhar para o seu pecado, e realmente dizer: “Como é grande o meu pecado! Como é feio! Quanta culpa eu sinto, quanta vergonha!” Mas o bom Pastor olha pra você e diz: “Eu sou muito maior! Eu dei a minha vida para que você fosse meu; eu lutei e venci o Diabo, venci o mundo! Você acha que a sua culpa e sua vergonha vão me impedir de falar com você? Nunca!” Este é o bom pastor.
O mau pastor nem olha pra você de verdade! Ele não se importa com você de verdade! Ele quer distância de você! Ele só se importa com seu próprio desejo, a sua vontade, o seu orgulho. Quem é ele?

O bom pastor não alimenta só a alma, mas se preocupa com o corpo. Ele olhou para aquela multidão que o havia seguido e “teve pena, compaixão, daquela gente.” Em todas as oportunidades ele testifica de si mesmo e diz: “Eu sou o Bom Pastor. Eu dou a vida por você! Eu alimento o seu corpo e a sua alma. E faço isso porque amo você!”
O mau pastor não alimenta nem o corpo nem a alma. Pode até dar comida, mas a ganância e a gula fazem com que nunca se esteja satisfeito. Quem é ele?

Amados, o mau pastor sou eu mesmo! O mau pastor da sua vida é você mesmo! Toda vez que o Diabo sussurra em seu ouvido e você o ouve. Toda vez que você acredita que pode fazer melhor que o bom Pastor. Quando você se afasta do caminha da vida, tateia por esta vida sem enxergar um palmo à frente, cai, esbarra, se machuca, se cansa. Será que ainda não foi suficiente? Será que ainda é preciso sofrer mais para entender que Jesus é o bom pastor?
Volte os seus olhos para Deus! Ouça ao seu chamado na cruz! O bom pastor está chamando o seu nome. Quer te dar descanso, força, água, proteção, esperança, pão... Peça para que Deus transforme a vontade em teu coração. Peça para que ele junte os cacos da vida que foi quebrada, para que ele dê descanso a você, que Ele dê paz a você.

Peça ao Senhor, o Bom Pastor Jesus, para que Ele ensine a você e a mim, a confiarmos em sua voz quando ele diz: “Eu sou o Bom Pastor! Nada te faltará!” Amém.
EG

Nenhum comentário:

Postar um comentário