sábado, 14 de julho de 2012

Sl 85; Am 7. 7-17; Ef 1. 3-14; Mc 6. 14-29 - Egon


Quando Deus fala...

Queridos irmãos no Senhor Jesus,
            Estamos prestes a entrar em um período de muitas falas, de muitas promessas. Temos ouvido muitas pessoas falarem a respeito de coisas que não entendem, não estão ao seu alcance nem no alcance do seu entendimento. Vejam nossos políticos e nossos cientistas.
            Nós mesmos gostamos de falar. Falamos muito, sobre muitos assuntos e temas. Sobre o que você gosta de falar?
            Nosso Deus também gosta de falar. E sobre o que Deus fala? Nos textos de hoje, percebemos uma grande lista de coisas que Deus nos conta que fez. Olhando assim por cima, podemos lembrar que Deus perdoou, acalmou, não olhou nossos pecados, deixou-os de lado, fez, escolheu, abençoou, deu revelou, resolveu, planejou, uniu, decidiu, pôs, prometeu... Ufa, e isso é só uma pequena parte do que Deus conta que fez por você.
Será que Deus é gabola? É muito chato conversar com pessoas que são gabolas. Mas não é o caso. Deus afirma o que fez e faz por um motivo especial.
            A fala é a nossa principal forma de comunicação. Dizemos o que pensamos. Ou não dizemos. Esta semana assistimos nossos representantes políticos discutindo se deveriam afastar um saneador ou não. E no meio de toda a bagunça, percebemos que os gestos não combinavam com as palavras, nem com o tom de voz. Eles intimidavam com dedos estendidos, diziam que sim, mas moviam suas cabeça em sinal de não. Suas vozes revelavam muito mais do que eles queriam.
            Quando você conversa com um atendente por telefone, pela voz você percebe se ele está concentrado em você ou não: “Estaremos tentando atender a sua solicitação se possível dentro dos próximos dias.” Ou seja, vai demorar bastante.
            Quando um pastor que está preocupado com a saúde espiritual do irmão recebe uma postura assim, é claro que ele percebe! “Irmão, domingo teremos culto! E sentimos sua falta no culto passado. Venha no próximo!” “Estarei tentando ir, se não chover ou fizer frio ou se aparecer visita ou se eu não encontrar outra coisa pra fazer.” Claro que a voz revela o que se passa no coração!
            Quando você pedir: “Senhor, me ajude!”, tomara que Deus não te responda: “Estarei agendando o seu pedido e nossa equipe técnica estará sendo enviada para resolver o seu problema assim que possível!”
            Ele não fala assim. Ele diz “eu fiz, eu perdoei, eu escolhi, eu prometi...” Ele já fez. Antes de falar Deus já realizou ou planejou a realização das suas palavras.
E sua voz nunca muda. Sempre fala a verdade. Sempre fala o que precisa ser dito. Quando foi necessário, Jesus até xingou e brigou!
Quando Deus fala, sua Palavra é tão poderosa que sempre gera consequências, transformam, destroem ou levantam, salvam ou condenam, criam arrependimento ou raiva.
Quando Amós foi enviado para falar as palavras de Deus em um reino distante, um outro profeta ficou com tanta inveja que disse: “Vá pregar em outro lugar.” “Vá pra casa.” Mas Amós não pregava as suas próprias palavras. Ele anunciava a vontade de Deus. Recebeu de volta raiva.
O mesmo aconteceu com João Batista. Preso e morto por pregar a vontade que Deus havia mandado pregar.
Se pararmos pra pensar, nossa voz, nossas palavras tem sido usadas tanto para outras coisas que não Deus!
Falo de política, mas não falo do Reino de Deus.
Falo de esportes, mas não falo da corrida para a vida eterna.
Todos os dias cruzamos com pessoas. E temos medo de olhar nos olhos delas, de saber quem são, do que elas precisam. “Não sabemos falar” alguns pensam. “Ela está imunda, malvestida, te cara de mau...”
E se Deus tivesse dito a mesma coisa? Tivesse olhado pra porcaria de vida que eu tinha e tivesse dito: “Aquele traste, aquele porqueira, teimoso, fofoqueiro, sujo e imundo pelo pecado. Salvar aquele? Não!”
Poderia ter feito, mas não foi isso que ele falou. Não foi isso que Ele anunciou. Ele disse que Ele perdoou, acalmou, não olhou nossos pecados, deixou-os de lado, fez, escolheu, abençoou, deu, revelou, resolveu, planejou, uniu, decidiu, pôs, prometeu... Ufa, e isso é só uma pequena parte do que Deus conta que fez por você.
            Chorou com você, ou você pensou que estava sozinho? Já andou com você, ou você pensou que não desistiu por suas próprias forças? Ele derramou sangue por você, deixou-se perfurar por pregos em seu lugar.
Tudo isso para se gabar? Não, Tudo isso para dizer para você: “Eu te amo!” “Eu sou o teu Pai!” “Eu te perdoo. Tudo bem, eu conheço os teus medos e os teus pecados, mas eles não são maiores do que o meu amor por você.” “Deus lhe diz: “Saiba que tudo o que eu fiz foi para ouvir a tua oração, para ouvir a tua voz, as tuas palavras. Fale comigo!”
Ef 1. 4-8:
Por causa do seu amor por nós, 5 Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade. 6 Portanto, louvemos a Deus pela sua gloriosa graça, que ele nos deu gratuitamente por meio do seu querido Filho. 7 Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus, 8 que ele nos deu com tanta fartura!

Não tenha medo de viver e anunciar esta “graça de Deus”. Pois Deus pôs em você a sua marca, o seu Espírito. Quando você precisar, ele vai falar com você e por você.
 EG

Um comentário:

  1. Olha aí outras pérolas de Iahweh Deus:

    “Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não lograrás do seu fruto” (Dt.28:30).

    “Portanto, assim diz Iahweh: Tua mulher se prostituirá na cidade, e teus filhos e tuas filhas cairão à espada, e a tua terra será repartida a cordel, e tu morrerás na terra imunda, e Israel certamente será levada cativa para fora da sua terra” (Am.7:17).

    “Portanto darei tuas mulheres a outros, e as suas herdades, a quem as possua; porque, desde o menor até ao maior, cada um deles se dá à avareza; desde o profeta até o sacerdote, cada um deles usa de falsidade” (Jr.8:10).

    Imaginem se não fosse um "Deus"...

    ResponderExcluir