domingo, 27 de janeiro de 2013

Lc 4. 19-30 – Jesus, o Profeta Não-Recebido



Lc 4. 19-30 – Jesus, o Profeta Não-Recebido.
16 Jesus foi para a cidade de Nazaré, onde havia crescido. No sábado, conforme o seu costume, foi até a  sinagoga. Ali ele se levantou para ler as Escrituras Sagradas, 17 e lhe deram o livro do profeta Isaías. Ele abriu o livro e encontrou o lugar onde está escrito assim: 18 “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos 19 e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo.” 20 Jesus fechou o livro, entregou-o para o ajudante da sinagoga e sentou-se. Todas as pessoas ali presentes olhavam para Jesus sem desviar os olhos. 21 Então ele começou a falar. Ele disse:— Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir.

Jesus havia começado a sua obra de anunciar a chegada do reino de Deus após ser tentado no deserto, quando se dirigiu para a cidade onde havia crescido, Nazaré. Era uma cidade isolada, não era uma cidade bem vista (Filipe perguntou: Pode sair alguma coisa boa de Nazaré?).
Conforme o costume, no sexto dia, no sábado, Jesus foi para a sinagoga. A sinagoga era o centro cultual do povo, era a igreja; era onde a Escritura Sagrada era lida, ou seja, o Antigo testamento; era onde as crianças aprendiam a ler e escrever, e provavelmente, esta era a sinagoga onde o próprio Jesus havia aprendido também. Talvez, seus professores estivessem diante dele naquele dia! Seus amigos de infância!
Ele se levantou para fazer a leitura do livro que lhe foi entregue. Na sinagoga existia um código para quem fosse ler e para quem fosse ensinar: quem lia o texto ficava em pé. Quem ensinava sobre o texto sentava-se. Por isso é normal que Jesus, em pé, leia o texto do profeta. O espanto surgiu quando Jesus sentou-se na posição de quem pretendia ensinar. O texto bíblico, ao relatar isto demonstra que houve uma ênfase, um momento em que todos que estavam ali seguraram a respiração, uma certa tensão no ar: Está escrito que Todas as pessoas ali presentes olhavam para Jesus sem desviar os olhos.” O que será que ele vai dizer?

“ Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir”. Que trecho? Aquele em que o profeta Isaías apontava para o futuro, para o Messias que viria. Confirmando que o Espírito de Deus estava nele. Que Ele havia sido escolhido para dar boas notícias, para anunciar a liberdade, dar vista, para libertar e para anunciar que havia chegado o tempo em que o Senhor salvaria o seu povo. Que alegria! Que bênção.
Nós esperamos o dia em que estaremos face a face com Deus! Esperamos o momento em que o Senhor nos chamará pelo nosso nome e nos levará para o seu reino. As pessoas do mundo inteiro vão às igrejas para ouvir esta mensagem : de que Deus as ama e as perdoa.

Quem ouvia Jesus falar tão maravilhosamente tinha alguns questionamentos: A Bíblia diz o seguinte: 22 Todos começaram a elogiar Jesus, admirados com a sua maneira agradável e simpática de falar, e diziam: — Ele não é o filho de José?” Todos gostavam de ouvir Jesus, afinal ele estava falando coisas bonitas e boas. Admiravam-se com aquele homem feito e admiravam-se por o terem conhecido enquanto ainda era somente um menino. Mas o que estavam guardando daquilo que Jesus estava dizendo? Ele estava trazendo uma mensagem importante e precisa mudar o foco. Precisa alertá-los de que não estão na direção certa:

Jesus disse: “— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra”. Profeta significa aquele que é enviado, aquele que é chamado, aquele que é nomeado. Não é alguém que faz algo por sua vontade, mas alguém que é enviado para falar, anunciar, ir em nome de outro. Jesus é o profeta maior. Ele foi enviado da parte do próprio Deus para dar a asua vida por toda a humanidade. Ele abriu mão da sua glória, da sua majestade para estar entre nós, e assim, cumprir o plano de Deus. Ele é O profeta. E no entanto, mesmo assim ele não é bem recebido entre os seus. “Mas este aí é o menino que eu vi crescer! Quem é ele para querer me ensinar alguma coisa?!” Eles queriam ver os milagres de Jesus, queriam sinais, queriam um show de mágica, e não ver um conhecido deles falar.
Jesus usa o exemplo do Antigo Testamento para lembrar que quando as pessoas não quiseram ouvir a Palavra de Deus, Deus enviou seus profetas adiante. Enquanto Israel secava, Elias anunciou a bênção de Deus para uma viúva estrangeira; enquanto haviam doentes em Israel,o sírio Naamã é que foi curado. A raiva cresceu naquelas pessoas que ouviam Jesus. Afinal, ele estava dizendo que a mensagem continuava sendo anunciada, mas se não era ouvida pelo povo, por eles, outros estavam ouvindo. Isso era uma blasfêmia! Dizer que Deus amava outros e não o povo escolhido. Jamais!

28 Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. 29 Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. 30 Mas ele passou pelo meio da multidão e foi embora.

Ficaram com tanta raiva que queriam matar Jesus. Matar O profeta! Engraçado que enquanto Jesus falava palavras agradáveis, todos ali ficavam maravilhados, mas quando Ele começou a falar o que era necessário, seus corações endureceram.
Quanto das palavras de Jesus tem entrado em nossos lares? Quanto de Jesus tem entrado em nossa vida? Será que não temos agido como os conhecidos de Jesus: “Oh, que palavras bonitas, que ensinos maravilhosos, que sabedoria...”enquanto em nosso espírito não entra nada que seja para a nossa salvação? Ficamos impressionados com os milagres que Jesus fez, mas esquecemos o que Ele ensinou? Ficamos muito felizes quando a graça de Deus é profetizada para nós, para nossa família, mas quando é para o outro, então não... Queremos e desejamos os milagres para nós, como cura, prosperidade, felicidade, sorte, mas nunca falamos no milagre do perdão!
Este é o maior milagre que um condenado poderia receber. E nós éramos condenados! Estávamos perdidos por toda a eternidade! E recebemos perdão total da nossa culpa através da morte e ressurreição de Jesus. Este é o maior presente que alguém poderia dar. Jesus estava anunciando à aquelas pessoas que “que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo”. E a salvação estava ali, diante dos olhos deles. Assim como hoje está aqui, diante dos seus olhos. Que bênção poder receber o profeta Jesus em nossos lares, anunciando o que precisa ser anunciado.
            Ouçam Jesus diariamente. As palavras dele vão transformar a sua vida. Ele é o profeta. O único profeta que dá a vida para que você tenha vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário