sábado, 19 de janeiro de 2013

O Primeiro Milagre - João 2.1-11



1 Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galiléia...

Jesus foi convidado para participar de um casamento em Caná. Na verdade Caná era um pequeno povoado, não maior do que uma vila, ao norte de Nazaré. Podemos dizer que era um lugar como Vista Alegre.
Os casamentos eram grandes acontecimentos, e as festas duravam uma semana inteira. Não haviam documentos, cerimônias como conhecemos hoje, e por isso a festa era o sinal visível de que os noivos, a partir daquele momento, estavam casados.

2 Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. 3 Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: — O vinho acabou.

O vinho sempre era cheio de simbologia, a principal delas era relacionada a alegria e da felicidade que vinha do Reino de Deus. Quando uma pessoa convida para uma festa e não tem alimento e bebida para todos os convidados, fica muito feio para o responsável. O que dizer então de uma festa de casamento onde o elemento que falta é aquele que significa a alegria e felicidade para a vida do casal? Que grande vergonha o noivo teria de passar! Faltou vinho, o principal da festa! A mãe de Jesus foi procurá-lo e o avisa que acabou o vinho. Jesus responde:

4— Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora.

Com estas palavras, Jesus não foi desrespeitoso com sua mãe. Pelo contrário, Ele entendeu o que Maria queria dizer quando foi lhe avisar que havia acabado o vinho. Mesmo quando dizemos poucas palavras Jesus se alegra, porque ele entende tudo aquilo que não chegou a sair da nossa boca, aquilo que está em nosso coração e nosso pensamento.
E na verdade, ninguém pode dizer a Deus o que Ele deve fazer. Muitos pastores, muitos cristãos e pessoas ingênuas até tentam forçar a Deus dizendo: “Ó Deus, se você não fizer assim eu vou fazer assim! Se eu não arrumar marido vou colocar a Bíblia de ponta cabeça atrás da porta! Se eu não arrumar um trabalho bom eu não vou ofertar na igreja!” Não é assim que Deus quer a tua vida e a tua oferta! Ele quer que você confie que Ele vai fazer tudo no tempo certo, do jeito certo.
“Ainda não chegou a minha hora” Jesus falou. “Hora” aqui não tem o sentido de minutos, segundos, mas tem o sentido de ocasião. Não era o momento de Deus revelar-se inteiramente, este momento ainda haveria de vir na cruz, na morte e na ressurreição, ali estava a ocasião, a hora de poder de Jesus manifestar-se completamente.
6 Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de  purificação. 7 Jesus disse aos empregados: — Encham de água estes potes.

Estes potes que Jesus manda encher de água eram usados para os rituais de purificação, ou seja, de lavar as mãos e os pés, os objetos para uso do culto. Os judeus eram muito rigorosos nesta questão, especialmente quando entravam em uma casa e quando se sentavam à mesa. Também utilizavam para lavar os pratos e copos depois das refeições. Eram talhas de pedra muito pesados. Estavam colocados em um canto da festa. E encher estes potes de agua não era fácil! Lembremos que não haviam torneiras, nem mangueiras, mas sim um poço de água e bacias de barro. E o evangelho que eram seis potes de pedra e no menor deles cabia oitenta litros. Então eram pelo menos 480 litros! Ele não fez pouco vinho!

9 Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo 10 e disse: — Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho.

Pronto. O que era sem gosto foi transformado em algo saboroso. A vergonha foi transformada em alegria! Simples água transformada em um delicioso vinho!
Quem de nós consegue fazer algo parecido? Ninguém! Então porque você tentando? Você conhece aquela pessoa que quer mudar de vida para melhor, mas tenta fazer por força própria! Aquele que quer mudar o relacionamento com a esposa, sem colocar Cristo no casamento! Você é aquela pessoa que quer tudo diferente na vida, mas não dobra os joelhos, não junta as mãos, não tem Cristo no coração... Então vai mudar o quê? Nada!
Jesus é o único que transforma de verdade a vida de uma pessoa. Nós sabemos de pessoas que eram alcóolatras e que foram convertidas e viraram “evangélicos”, como chamamos. Porque duvidar, se talvez tenha sido mesmo Jesus quem o transformou? Ele transforma o sem gosto em algo saboroso! Transformou a vergonha da falta de vinho em alegria, porque agora vinha para os convidados um vinho melhor ainda! Ele é quem transforma casamentos acabados, sem gosto, mornos, em casamentos cheios de alegria e amor verdadeiros!
Ele é o único que pode transformar relacionamentos com Deus em verdadeiros relacionamentos com Deus. Quantos vivem por aí dizendo “eu sou cristão”, “eu vou na igreja”, mas não conhecem Deus de verdade?!? Não sabem o que é ter um relacionamento diário com Deus! Não sabem o que significa ter a liberdade de falar com Deus como se fala com um amigo!
Quantos ainda procuram alegria sem saber que a alegria que o mundo oferece é uma falsa alegria! A alegria que a bebida oferece é uma falsa alegria! A alegria que uma amante pode oferecer é uma falsa alegria! A alegria que um traficante oferece é uma alegria falsa! Toda alegria que um ser humano pode oferecer ou comprar é falsa alegria! Pois esta falsa alegria, Jesus transforma em alegria verdadeira, dando sentido à um casamento, à um relacionamento, à um trabalho, à uma oração, à um abraço. Vocês sabem o que sentem quando recebem um abraço falso e um abraço sincero.

11 Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele.

O texto termina dizendo que este foi o primeiro milagre de Jesus. A palavra usada para milagre é SEMEION, que não tem o sentido de poder, nem o sentido de obra, trabalho, mas tem o sentido de sinal, marca. Milagres hoje em dia significam igrejas cheias, choro, multidões. Significam pastores vendendo curas como se eles mesmos fossem os responsáveis, usando-os como propaganda para seus templos maravilhosamente adornados com símbolos que custam só  um pouquinho de fé ($).
O evangelho de João registra somente sete milagres, sete sinais de Jesus. Todos eles contendo um significado especialmente para que seus discípulos cressem nele. Em Caná ele começou a realizar a sua obra neste mundo, utilizando o seu poder para fazer sinais na vida das pessoas para que elas cressem que Ele é o Messias, o Salvador para trazer alegria verdadeira ao mundo. Se o objetivo fosse os milagres em si, então ele já teria sido esquecido como um mágico qualquer. Ele é diferente, seus sinais são diferentes, ainda hoje perduram, e ainda hoje nós podemos ler, ouvir e testemunhar os sinais que ele fez para que nós crêssemos que Ele é o Messias. E assim, trazendo alegria para uma festa de casamento, transformando agua em vinho, ele dá início a sua caminhada em direção à cruz, por amor a toda a humanidade.
Queremos alegria falsa ou de verdade? Alegria verdadeira somente Jesus pode oferecer a você!

Pastor Egon Griesang

Nenhum comentário:

Postar um comentário