quarta-feira, 20 de março de 2013

Lc 20. 9-18 – Uma pedra no caminho...



                Jesus após entrar em Jerusalém, passa a ensinar as pessoas. Isto era muito comum, se as pessoas desejassem emcontrar Jesus, provavelmente o encontrariam no pátio do templo. E lá, perante as pessoas que o ouviam, ele contou uma história que parecia absurda:

9 — Certo homem fez uma plantação de uvas, arrendou-a para uns lavradores e depois foi viajar, ficando fora por muito tempo
            Certo, isso era algo até normal. Um senhor de terras plantou vinhas e decidiu viajar. Antes, deixou alguns trabalhadores contratados para cuidar desta plantação. O evangelista acrescenta o detalhe que o patrão ficou fora muito tempo.

10 Quando chegou o tempo da colheita, ele mandou um empregado para receber a sua parte. Mas os lavradores bateram nele e o mandaram de volta sem nada. 11 O dono mandou outro empregado, mas eles também bateram nele, depois o trataram de modo vergonhoso e o mandaram de volta sem nada. 12 Então ele enviou um terceiro empregado, mas os lavradores também bateram nele e o expulsaram.

Normalmente o tempo para a primeira colheita era de cinco anos. Então depois de cinco anos ele foi receber o que era seu de direito. Por isso enviou seus funcionários, os profetas. Está claro que o dono da vinha é o próprio Deus, que a vinha é o povo de Israel, que os trabalhadores são os líderes religiosos, responsáveis por cuidar da fé deste povo, para podar os galhos no tempo e do jeito certo, para preparar a terra, para proteger das tempestades, para levantar os galhos caídos... Mas estes empregados não haviam feito o que deviam.
            Quando os profetas foram enviados por Deus, estes trabalhadores os receberam como lixo. Uns sofreram violência física. Foram atacados em seus corpos, em sua saúde. Outros profetas foram atacados também, além de serem envergonhados, humilhados, perseguidos. E ainda outros profetas foram atacados, humilhados e expulsos, de mãos vazias, sem que as pessoas ouvissem a palavra que estavam pregando.
            Queridos irmãos, o ponto aqui não é tanto como os profetas foram tratados, mas sim em como o dono da vinha foi paciente! Hoje em dia se uma pessoa aluga uma casa, e não recebe o aluguel, ela chama a polícia, entra na justiça e faz valer o seu direito! Mas Deus foi misericordioso com estas pessoas, mais de uma vez enviou mensageiros, pregando arrependimento, mudança de coração. Mas sem resultado.
            Então, Jesus diz que o dono da vinha fez algo surpreendente:
13 Aí o dono da plantação pensou: “O que vou fazer? Já sei: vou mandar o meu filho querido. Tenho certeza de que vão respeitá-lo.” 14 — Mas, quando os lavradores viram o filho, disseram: “Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa.” 15 — Então eles jogaram o filho para fora da plantação e o mataram.
Meu filho eles vão  respeitar! Será que eles ousarão me afrontar de maneira tão vil, maltratando o meu filho? Não só maltrataram como o mataram! E vejam que pensamento absurdo levou aqueles homens a matarem o herdeiro do dono:  Vamos matá-lo, e a plantação será nossa.” Desde quando matar o herdeiro faz com que o assassino ganhe suas posses!? Aqueles trabalhadores estavam tão mergulhados no pecado, que quando colocaram a cabeça para fora do mar de lodo e nojeira do pecado, não perceberam que seus olhos ainda estavam cheios desta sujeira. Eles não se deram conta da grande besteira que estavam fazendo! Eles não distinguiram o certo do errado!
            Mas mais uma vez cabe lembrar que, ao primeiro ato de vilência contra o mensageiro, contra o profeta, em qualquer lugar do mundo, seria exigida uma vinganá imediata, um castigo. Mas Deus perdoou os inúmeros crimes que seu povo fez contra ele. Agora, diante da morte do seu próprio filho, Jesus faz uma pergunta a quem o ouve:

— E, agora, o que é que o dono da plantação vai fazer? 16 Ele virá, matará aqueles homens e dará a plantação a outros lavradores.
O que é que Deus vai fazer? Vai fazer justiça. Vai fazer o que é correto, vai dar a vinha a outros trabalhadores. É por isso que hoje o povo de Deus não se resume a um país, mas sim a um povo, espalhado pelo mundo inteiro. Este povo, estes novos trabalhadores, é a própria igreja cristã, que anuncia o amor paciente de Deus, que anuncia o perdão dos pecados que Deus está estendendo ao mundo, que espera com ansiedade o retorno do dono da plantação.
Deus tem sido misericordioso com todos nós, nos dando bênçãos, paz, alegria, oportunidade de arrependimento e perdão. Mas fiquem certos que este tempo vai terminar também. E que tipo de trabalho na vinha a igreja terá feito? O trabalho de expulsar os mensageiros do Senhor? De trata-los mal? De abandoná-los em suas necessidades? De ignorar o fato de que o próprio Deus morreu em nossas mãos? As pessoas que ouviam Jesus ainda não tinham entendido de quem Jesus falava e exclamaram:
— Que Deus não permita que isso aconteça!
Mas ele falava justamente deles! De homens religiosos por fora mas mortos por dentro. Seguidores de uma religião externa que falava bem do Messias, mas somente quando ele era uma profecia, eles não queriam ver o messias caminhando entre eles.
17 Mas Jesus olhou bem para eles e disse:— As  Escrituras Sagradas afirmam: “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.”18 Quem cair em cima dessa pedra ficará em pedaços. E, se a pedra cair sobre alguém, essa pessoa vai virar pó.
Jesus fitou a eles. Encarou-os. E falou da pedra mais importante de uma construção. Falou da pedra mais importante da fé cristã. Estar sobre esta pedra significa vitória e não estar sobre ela significa derrota. Cair sobre esta pedra tem o sentido de tropeçar. Ficar debaixo da pedra tem o sentido de ser julgado por ela. Mas o que é esta pedra? Qual é esta pedra?

Cristo veio ao mundo para resgatar a todos os seres humanos, que estavam mergulhados no pecado, na imundície, sem perdão e sem vida. Ele, o filho de Deus, tomou sobre si todas as nossas culpas e as levou para o túmulo, pagando uma dívida que para nós, era impagável. Mas ele não foi vencido pela morte e pelos pecados, mas ressuscitou, mostrando seu poder. Agora, ele vive e reina eternamente, sobre todas as coisas. Ele é o grande vencedor, é a ele que todos os povos se dobrarão. A ele nenhum inimigo pode resistir. E em seu amor, sua mão está estendida para a humanidade, para que se arrependam dos seus pecados e creiam nele.
Esta verdade é a pedra fundamental. Creia nela e terá a vida verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário