sexta-feira, 5 de abril de 2013

Jo 20. 19-29 - Que a Paz esteja com vocês!



Obs: (Pode-se usar um sermonete: dentro de uma caixa o pregador diz ter algum bichinho, que um voluntário, com os olhos vendados tentará descobrir. Na verdade, seria um bichinho de pelúcia. A partir daí fazer as ligações necessárias dentro da mensagem.)

            Do que você tem medo? As pessoas tem muito medo de muitas coisas. Quando Jesus foi sepultado os discípulos haviam ficado com muito medo. Se com o mestre haviam feito tudo aquilo, que poderiam fazer com eles, meros discípulos.
            O evangelho nos traz a seguinte informação:
19 Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus.

Com medo dos judeus, medo do sinédrio, do castigo que poderia recair sobre eles por terem seguido um “falso Messias” que agora estava morto.
            O medo vem daquilo que não conhecemos, daquilo que está oculto, daquilo que é estranho, daquilo que sabemos que pode nos ferir. Por causa do medo, os discípulos escolheram se esconder. O que nós faríamos em situação semelhante? Se o medo da própria morte estivesse diante de nós? Por isso as palavras de Jesus são tão confortadoras para aquelas pessoas:
Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: — Que a paz esteja com vocês! 20 Em seguida lhes mostrou as suas mãos e o seu lado. E eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor. 21 Então Jesus disse de novo:— Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.
Que a paz esteja com vocês! Vocês que estão escondidos, com medo, assustados... Aqui estou eu trazendo aquilo que havia prometido, a paz verdadeira, a paz que ninguém mais pode dar. Lembrem-se de que eu os havia avisado que sofreria e morreria, mas no terceiro dia ressuscitaria. Aqui estou, diante de vocês!
            Agora sim, o medo havia sido dissipado, pois aquele que estava ali, em pé, milagrosamente, eles conheciam. Aquela voz era conhecida, e por isso o medo dá lugar à alegria! O evangelho de Lucas nos conta que Jesus comeu com eles, permitiu que eles tocassem suas feridas e sentissem que realmente aquele que estava ali era o mesmo Jesus. Não um fantasma, não uma alucinação, mas o verdadeiro e vitorioso Jesus.
            Que alegria devem ter sentido! Estavam com pensamentos de morte, de dor, de castigo e punição e nos segundos seguintes todos estes sentimentos dão lugar a alegria.
            Mas Jesus não apareceu apenas para eles para lhes tranquilizar os corações. Havia uma missão a ser cumprida, havia um presente a ser entregue, uma promessa a ser cumprida:

22 Depois soprou sobre eles e disse: — Recebam o Espírito Santo. 23 Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são perdoados; mas, se não perdoarem, eles não são perdoados.
Aqui está o único poder da Igreja: de perdoar os pecados! Jesus concedeu o Espírito Santo para com ele, os cristãos servirem como agentes do perdão, do evangelho, do anúncio da vitória de Cristo sobre a morte e também para o anúncio da Lei para aqueles que não se arrependem dos seus pecados. Cristo transformou aqueles homens temerosos, tristes, abatidos, em pessoas portadoras da maravilhosa notícia da vida verdadeira. E através do Pentecostes, temos a confirmação de que não se trata apenas dos discípulos, mas toda a cristandade espalhada pela terra que tem a honra de anunciar o perdão ou retenção dos pecados.
E com que autoridade podemos fazer isto? Com a autoridade do próprio Jesus Cristo!
Como nós reagiríamos a todas estas coisas? Como nos sentiríamos se ouvíssemos os discípulos contarem que viram Jesus? Ou as mulheres que viram Jesus? Não sei, talvez e provavelmente teríamos agido como Tomé.
24 Acontece que Tomé, um dos discípulos, que era chamado de “o Gêmeo”, não estava com eles quando Jesus chegou. 25 Então os outros discípulos disseram a Tomé: — Nós vimos o Senhor! Ele respondeu: — Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer!
Se eu não ver com meus próprios olhos não vou acreditar! Esta é uma frase bem comum. É o ser humano em pessoa falando. Mas Deus responde de forma diferente:
26 Uma semana depois, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tomé estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: — Que a paz esteja com vocês! 27 Em seguida disse a Tomé: — Veja as minhas mãos e ponha o seu dedo nelas. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia! 28 Então Tomé exclamou: — Meu Senhor e meu Deus! 29 — Você creu porque me viu? — disse Jesus. — Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!
Uma semana depois, os discípulos estão novamente com as portas trancadas, e novamente Jesus aparece em seu meio, dizendo novamente as mesmas palavras: “Não se assustem, tenham paz!”  E ao confirmar para Tomé que realmente era ele quem havia vencido a morte, que os sinais da sua batalha estavam presentes em seu corpo, o discípulo faz uma confissão de fé simples, mas completa: “Meu Senhor e meu Deus!” O termo Senhor no Antigo testamento era usado somente com relação a Deus,  e ao chamar de Jesus e Deus, ao mesmo tempo, Tomé mostra que finalmente compreendeu quem era Jesus. Senhor e Deus!
Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram... Estas palavras são um lembrete para toda a humanidade. Lembrete pois muitos dizem que Cristo nunca existiu, ou que aquilo que os discípulos viram era um fantasma, ou que Cristo foi inventado, dizem que se não podemos ver Deus ele não existe.
Se você não vê o vento, significa que ele não existe? Se você não vê o amor, significa que ele não existe? Então, realmente é certo pensar que se não podemos ver Deus ele não existe? Claro que não! “Mas pastor, nós vemos os sinais do vento, vemos os sinais do amor...”
E também vemos os sinais de Deus! Ou será que não vemos Deus agir em uma planta que cresce harmoniosamente, fazendo com que cada galho, cada folha, cada flor seja uma obra de arte?! Vemos os sinais do amor de Deus agindo em cada dia de sol ou de chuva, em cada criança que vem ao mundo, em cada nota musical que compõe uma sinfonia? Quem poderia imaginar tudo com tamanha perfeição, senão Deus!
E vemos os sinais de Deus nas feridas de Jesus. Ali mais do que em qualquer outro lugar! Quem de nós seria capaz de carregar o fardo de toda a humanidade se não o próprio Deus! Na cruz nós podemos ver o Deus verdadeiro dar sua vida em nosso lugar.
Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram... Nós não vimos, com nossos olhos, mas com nossa fé, dada pelo Espírito Santo do Senhor, nós vemos e cremos. Que alegria saber que aquelas palavras de Jesus, ditas em momento de grande angústia, também são para nós:
Que a paz esteja com vocês! Amém.


4 comentários: